Barbie Profissões! Em entrevista exclusiva ao Festival Teen, Mariáh Heusi revelou as curiosidades da carreira na perícia criminal e na tanatopraxia (curso técnico), áreas em que atua. A influenciadora abordou também sobre sua vida pessoal e como equilibra as demandas da profissão, que exige uma “cabeça um pouco mais fria”, com a carreira nas redes sociais. Mariáh, que se apaixonou pela área criminal desde a pré-adolescência, conseguiu transformar seus estudos em um nicho de True Crime na internet.
De onde veio essa sua paixão pelo true crime? Veio desde a infância?
Mariáh: “Sim, gente, foi desde a minha pré-adolescência para a adolescência. Eu sempre gostei muito da área criminal, lendo muitos livros e estudando. Meu pai também me influenciou e apoiou, pois ele gosta muito da área. Quando entrei na faculdade, escolhi Direito, emendando com essa paixão que tenho desde cedo.“
O que te levou a cursar tanatopraxia?
Mariáh: “A tanatopraxia é uma área muito delicada, pois lidamos com as pessoas logo após a morte. Nosso trabalho é crucial para as famílias que esperam se despedir da melhor forma, por isso nosso intuito é fazer com que o falecido fique com uma aparência boa e serena. Eu me interessei justamente por esse pensamento em relação às famílias; é um trabalho pouco procurado, mas muito importante para elas.“
Se você pudesse explicar para quem não entende, o que faz um perito criminal na prática?
Mariáh: “Dentro da área da perícia, há várias especializações, como forense, judicial, criminal, laboratorial, papeloscópica e grafotécnica. Recebemos os casos e, às vezes, vamos ao local do crime (in loco) para fazer a reconstituição e coletar vestígios e provas. O perito in loco tem acesso exclusivo à cena do crime. Depois, o material vai para o laboratório para descobrir DNA e digitais, auxiliando nas investigações. Eu sou apaixonada por todas essas áreas e as recomendo.“
Você também é influenciadora. De onde veio essa sua sacada de conectar as redes sociais e especificamente também sobre a True Crime?
Mariáh: “Como eu já gostava e estudava muito sobre True Crime, pensei em criar conteúdo durante a pandemia. Tentei fazer dancinha no TikTok, mas foi um desastre total, não sirvo para isso. Decidi usar meus estudos (da faculdade e dos cursos técnicos) para me ajudar e, ao mesmo tempo, compartilhar informações e curiosidades dos casos com as pessoas. Fiz um teste contando um caso, a galera gostou e confirmou: ‘Esse aqui é o seu nicho’. Foi assim que conectei tudo.“
Dos casos criminais que você já trabalhou, qual foi o caso que mais te impactou?
Mariáh: “Vou falar do penúltimo caso que peguei, que foi um atropelamento de ônibus de um rapaz. Tive contato com a esposa e descobrimos sobre a depressão que ele sofria, o que levou àquela trágica morte. Foi um caso que mexeu muito comigo, porque o contato com as famílias é muito difícil, principalmente quando temos que fazer o reconhecimento do corpo no IML. É preciso ter a cabeça no lugar para focar no trabalho e não levar para o lado pessoal. Todos os casos que trabalho, conto ou pego no laboratório de tanatopraxia mexem um pouquinho com a gente, mas é preciso manter a mente centrada.”
Como foi o seu início no IML? Teve algo que lhe marcou?
Mariáh: “No IML e no laboratório de tanato [tanatopraxia], achei que seria muito complicado para o meu psicológico, já que sou muito sentimental e emotiva, e lidar com casos pesados como morte de crianças ou famílias. Mas entrei nas aulas práticas muito focada. Eu falava para mim mesma no espelho: ‘Você vai tratar isso como uma coisa, e sua vida pessoal é outra; aqui, você tem que estar centrada’. Priorizei o profissionalismo desde o início e me dei muito bem, o que me surpreendeu e me deu orgulho.“

Qual foi o maior ensinamento que esse trabalho te deu?
Mariáh: “Eu acho que o maior ensinamento foi ter calma com as situações e muito respeito com os corpos e os casos. O trabalho exige muita concentração. Me tornei uma pessoa mais calma, centrada, focada e mais madura. Não posso ser a pessoa c’est la vie [despreocupada] que sou fora do trabalho, então foi um pouco eu trazendo esse meu foco do profissional para a vida pessoal.”
O que você faz para conseguir se desligar depois que você sai, por exemplo, de um plantão?
Mariáh: “Eu sou muito 8 ou 80. No trabalho, sou completamente diferente – ninguém me vê rindo – mas fora sou animada. Quando saio do laboratório, sempre penso: vou deixar tudo o que aconteceu aqui, no trabalho, e levar para casa a Mariah de sempre. É uma questão do meu psicológico; eu falo muito comigo mesma e levo isso a sério, me corrigindo para manter o foco. É muito uma questão de eu falar comigo mesma para me conectar depois do trabalho.“
O que você gosta de fazer no seu tempo livre, fora das redes e do seu trabalho?
Mariáh: “Meu Deus, qualquer coisa pode me chamar para tudo! Gosto de sair com minhas amigas para comer, fofocar, ir ao cinema ou assistir filmes de terror. Eu odeio ficar parada por muito tempo, me sinto inútil. Sou muito ativa e energética, uma pessoa que topa tudo. Eu vivo muito intensamente e amo viver.”
Existe algum cheiro, som, ou detalhe que seja um gatilho profissional com você?
Mariáh: “Eu vou dizer que eu parei de sentir cheiro de quase tudo de ruim, porque meu nariz acostumou com o lugar que eu trabalho. Mas eu evito comer certo tipo de carne, pois me remete a algo ruim. Eu sempre evito levar o trabalho para o meu lado pessoal. Os gatilhos existem, mas eu nunca deixo que me abalem, sempre mantendo a cabeça no lugar.”
@festivalteen SERÁ QUE SABE MESMO? 🤭 @Mariáh Heusi🔍 jogou o Pop Quiz versão @Taylor Swift. No game, passamos por algumas questões gerais sobre a vida da loirinha. E aí, acharam que ela mandou bem nas respostas? #taylorswift #swiftie #mariahheusi #festivalteen #fyp ♬ som original – festivalteen
Quais são seus seus sonhos e objetivos futuros?
Mariah: “Na vida profissional, quero continuar estudando, ser concursada e elevar meu cargo na perícia. Também quero tentar concursos para trabalhar em outras áreas da delegacia. Vou continuar na internet enquanto me fizer bem e eu puder influenciar pessoas, pois é muito gratificante. Na vida pessoal, quero casar, ter uma família, viajar o mundo e ser muito feliz no amor. Tenho o grande sonho de ser mãe e de dar uma vida melhor e muito orgulho para minha família.“
Ou seja, a influencer comprovou que é mesmo uma Barbie Profissões e vive o melhor dos dois mundos diariamente. E aí, vocês também acompanham o conteúdo dela?
Você também pode gostar de:
Confira como foi a première da segunda temporada de ‘Percy Jackson e os Olimpianos’










