Se você ama bastidores de animação, vai gostar de ver esse encontro! Renata Sorrah e Thais Fersoza participaram de um vídeo especial e exclusivo para o Festival Teen. As artistas comentaram sobre a experiência de dublar personagens no novo filme da Pixar e da Walt Disney Studios, “Cara de Um, Focinho de Outro”. Durante a conversa, as duas revelam curiosidades sobre o processo de dar vida a personagens apenas com a voz e explicam por que a dublagem pode ser um desafio tão grande quanto atuar diante das câmeras.

As habilidades em evidência

No bate-papo, Thais fala sobre como trabalhar o humor de uma personagem sem usar expressões faciais ou linguagem corporal. Segundo a atriz, a dublagem exige ainda mais atenção às emoções transmitidas pela voz: “É um grande desafio. A dublagem realmente é um grande desafio. Você tem que colocar sua emoção, passar a intenção da cena só pela voz”, explica.

Além disso, ela conta que sua personagem tem características que tornam a interpretação ainda mais divertida. Mesmo sendo apresentada como uma predadora dentro do universo animal do filme, a personagem também tem um lado bastante carismático: “Ela é muito simpática, divertida, carismática. Então foi muito divertido interpretar, porque chega um tubarão, mas com uma voz bem amigável, muito educada”, comenta.

Liberdade criativa na construção dos personagens

Outro ponto destacado por Thais foi o trabalho da direção durante o processo de dublagem. De acordo com a atriz, a equipe responsável pelas gravações ajudou a orientar as interpretações, mas também abriu espaço para que as artistas explorassem diferentes possibilidades: “A gente foi muito bem dirigida pelos Tiagos, os diretores, que deram também essa liberdade para criar em cima da personagem”.

O primeiro trabalho de dublagem de Renata Sorrah

Já Renata Sorrah fala sobre a experiência de fazer dublagem pela primeira vez. A atriz, conhecida por papéis marcantes na televisão brasileira, conta que precisou encarar um processo bem diferente daquele que está acostumada quando atua em novelas, séries ou filmes. “É um desafio, sim, porque eu nunca fiz uma dublagem. Quando eu crio um personagem normalmente, o corpo é meu, a voz é minha, tudo faz parte daquela construção”, disse.

No caso da animação, no entanto, o processo funciona de outra forma. Como os personagens já estão animados, o ator precisa reagir ao que vê na tela e adaptar sua interpretação àquele universo. Por isso, Renata acredita que a criação acaba sendo compartilhada entre o dublador e a própria animação. “Ali você precisa ver aquele personagem e se entregar. O dublador cria o personagem junto. Ele também é ator, está criando”, afirma.

Um detalhe especial sobre o papel

Durante a conversa, a atriz também comentou um detalhe que torna o papel ainda mais especial. Na versão original de “Cara de Um, Focinho de Outro”, sua personagem é interpretada por Meryl Streep, uma das atrizes mais premiadas de Hollywood: “Esse personagem no original foi feito pela Meryl Streep, então é uma honra poder fazer também”, diz Renata.

Para ela, tanto o trabalho dela quanto o de Thais acaba sendo uma extensão da atuação que já fazem em outros formatos. “A gente criou esses personagens como se estivesse fazendo teatro ou cinema”, completa.

O resultado é um encontro divertido e cheio de bastidores sobre a produção da animação. Se você quer conferir tudo o que elas falaram sobre o filme e sobre o processo de dublagem, vale assistir ao vídeo completo do bate-papo abaixo:

Sobre a animação

Em “Cara de Um, Focinho de Outro”, acompanhamos Mabel, uma jovem apaixonada por natureza que sempre tenta proteger os animais da cidade onde vive. No entanto, tudo muda quando ela descobre uma tecnologia criada em sua universidade capaz de transferir sua mente para um robô com aparência de marmota.

A partir daí, Mabel passa a conhecer de perto o universo dos animais e acaba fazendo amizade com diferentes espécies, incluindo o carismático castor Rei George. Conforme mergulha nesse novo mundo, ela percebe que precisará agir rapidamente para proteger o habitat dos animais e impedir que decisões humanas coloquem todo o ecossistema em risco.

Além da história cheia de aventura e humor, a animação também chama atenção pelo visual detalhado e pelas várias referências a clássicos do cinema e a outras produções da própria Pixar. Assim, o resultado é uma narrativa divertida que mistura amizade, humor e uma mensagem importante sobre o cuidado com a natureza.