Pegou as referências escondidas em 'Vingadores: Ultimato'?

Se você já assistiu Vingadores: Ultimato sabe que o filme é uma grande homenagem aos 10 anos da Marvel nos cinemas e que ele é recheado de referências! Se você ainda não assistiu, pare de ler esse texto agora! Vamos falar dessas referências no filme e, com isso, teremos vários SPOILERS que podem estragar a sua experiência e, acredite, “Ultimato” é uma experiência incrível e única!

VER MAIS: CHRIS PRATT POSTA VÍDEO INÉDITO DOS BASTIDORES DE ‘VINGADORES: ULTIMATO’

Capitão América: Soldado Invernal

Quando os Vingadores restantes viajam no tempo para recuperar as Joias do Infinito, cada grupo viaja para um momento específico do passado – ou seja, para algum dos filmes do Universo Marvel. Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr), Hulk (Mark Ruffalo) e Homem Formiga (Paul Rudd) viajam para 2012, no primeiro filme do grupo onde eles batalham contra Loki (Tom Hiddleston). Quando o Capitão está no elevador no meio dos agentes da SHIELD, vemos uma clara referência ao filme Capitão América: Soldado Invernal, onde o herói descobre que membros da tenebrosa organização do mal, Hydra, estão infiltrados na SHIELD, e sai na porrada com todos.

Inclusive, nesse momento vemos outra referência, mas dessa vez aos quadrinhos. Ao invés de brigar outra vez, o Capitão resolve tudo com duas palavras: “Hail Hydra”. Essa é uma frase usada pelos membros da Hydra para descobrir quem trabalha para eles. Essa referência vem da saga Império Secreto, onde o Capitão América se transforma em um infiltrado da Hydra e diz o temido bordão.

Vingadores: Era de Ultron

O segundo filme do grupo mais poderoso da Marvel, Vingadores: Era de Ultron, não satisfez todos os fãs na época. Porém, por mais que não tenha agradado tanto, sem percebermos ele deu muitas dicas do que iríamos ver no futuro. Quando o Homem de Ferro volta para a Terra, após ser salvo pela Capitã Marvel (Brie Larson), ele fala muito bravo ao Capitão América que ele deveria ter ouvido o seu conselho e ter colocado vários robôs em volta do nosso planeta. Essa ideia vem justamente da sinopse de “Era de Ultron”. O Capitão então rebate, dizendo que a ideia não deu certo mesmo assim, visto que resultou no robô malvadão, Ultron (James Spader).
Outra referência que vem de “Ultron” são as visões que os heróis têm ao longo do filme. Tony vê todos os heróis mortos em sua visão, enquanto Thor recebe um aviso sobre as joias e como Asgard, seu planeta natal, iria cair – O que realmente aconteceu no filme Thor: Ragnarok. Já o Capitão América se vê dançando com o grande amor da sua vida, Peggy Carter (Hayley Atwell), o que realmente aconteceu, na última cena de “Ultimato”.

Capitão América já era (quase) digno!

Logo no início de “Era de Ultron”, vemos os Vingadores em meio a uma festa na torre do grupo, onde cada um deles brinca de tentar levantar o martelo do Thor (Chris Hemsworth), também conhecido como Mjolnir, que só os dignos podem levantar. Todos tentam, mas só o Capitão América consegue dar uma pequena mexidinha, deixando o deus do trovão assustado. Em “Ultimato”, vemos que o Capitão finalmente se prova digno, levanta e dá umas boas porradas em Thanos (Josh Brolin). Rendeu uma cena incrível, né?

Além da ligação ao segundo filme dos Vingadores, nos quadrinhos o herói conseguiu levantar o martelo duas vezes. A primeira foi na edição 390 de Thor, e a segunda foi em uma edição chamada A Essência do Medo, quando o Bucky e Thor são mortos e Steve Rogers levanta o Mjonir.

Avante Vingadores!

Ainda falando de “Era de Ultron” e do Capitão América, um dos momentos de “Ultimato” que mais empolgou alguns fãs foi quando o herói estava na batalha contra Thanos em volta de um monte de heróis e falou: “Avante Vingadores!”. A frase é muita famosa nos quadrinhos, pois ela sempre era dita pelo Capitão quando os heróis iam para alguma batalha. A cena final de “Era de Ultron” termina na metade dessa celebre frase, deixando muitos fãs ansiosos para ouvi-la.

“Modo morte súbita” do Homem-Aranha


Quando os heróis retornam após o estalo do Hulk, vemos todos eles juntos naquela cena inacreditável da batalha final contra Thanos. Entre eles está o nosso amado amigão da vizinhança, o Homem-Aranha (Tom Holland). Logo quando ele entra na briga, já pede para a sua roupa ativar o “modo morte súbita”. Esse modo já havia sido mostrado antes, no filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar, quando Peter hackeia o seu uniforme (que foi dado por Tony Stark) e ativa, sem querer, essa forma, que deixa até os olhos do Aranha vermelhos, parecendo malvadão. Muitos fãs que ficaram curiosos na época agora finalmente puderam conferir o que o “modo morte súbita” faz.

Eu sou o Homem de Ferro


No final da batalha contra Thanos, quando tudo parece perdido, o Homem de Ferro pega as Joias e, antes de estalar os dedos, diz a frase: “Eu sou o Homem de Ferro”. Essa frase é muito simbólica para quem é muito fã dos filmes da Marvel, visto que foi a mesma que Tony Stark falou no final do seu primeiro filme, em 2008, que mudou para sempre o rumo dos heróis no cinema. Repetir essa frase ultrapassa o sentido de ser apenas referência e se torna o fechamento do arco do herói!

O garoto no funeral de Tony


No funeral de Tony Stark, muita gente ficou se perguntando quem era o adolescente que estava presente junto aos Vingadores. Ele é o Harley (Ty Simpkins), a criança que ajuda o herói em Homem de Ferro 3! Foi mais uma surpresa inesperada da Marvel em “Vingadores: Ultimato”.

A última cena


Nos últimos minutos de “Ultimato” vemos o Capitão América escolhendo ficar no passado ao lado do amor da sua vida, Peggy Carter. Na última cena do filme, o casal aparece dançando e essa é uma referência ao primeiro filme do herói, onde Steve Rogers a promete uma dança à amada, porém acaba ficando congelado por 70 anos. Nesse momento emocionante o arco do herói também se fecha, mostrando que ele voltou para ficar onde sempre quis.

Próximo herói a aparecer nos cinemas?


A Marvel pode ter deixado uma sutil pista sobre o seu futuro no cinema e você nem percebeu! Logo no início, Viúva Negra (Scarlett Johansson) fala de um tremor embaixo d’água e isso pode ter sido uma referência ao herói Namor, o príncipe dos mares. Muito semelhante ao Aquaman da DC, Namor é um herói submarino clássico das histórias dos quadrinhos que também já foi vilão em alguns arcos. Segundo alguns boatos, ele pode ser o antagonista em Pantera Negra 2, visto que ele e Pantera já batalharam em algumas revistas clássicas da Marvel.

VER MAIS: ‘VINGADORES: ULTIMATO’ TEM O PRIMEIRO PERSONAGEM GAY DE UM FILME DA MARVEL


E aí, faltou alguma referência? Conta para a gente!

Ir para o topo