O clássico Disney Pocahontas acaba de completar 25 anos: estreou no Brasil em 30 de junho de 1995 e é uma das animações mais amadas do estúdio até hoje. Você sabia que a personagem realmente existiu? Confira aqui 10 curiosidades sobre esse filme:
Músicas inesquecíveis
O filme venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original para Color of the Wind (Cores do Vento), mas todas as músicas são inesquecíveis, como No Compasso de um Tambor, que apresenta o lar dos indígenas, Meu, Meu, Meu, que revela o vilão e seu plano maligno em busca de ouro, e Lá na Curva, com Pocahontas cantando sobre seus sonhos.
Cena Cortada
Ainda assim, uma das músicas foi cortada do filme: If I Never Knew You, um dueto romântico entre Pocahontas e John Smith, ficou de fora mesmo depois de ter a cena pronta! Eles cantariam quando a heroína visita o inglês onde ele é mantido prisioneiro dos índios. Era um momento bem dramático.
Personagens inesquecíveis
A Disney sempre arrasa nos coadjuvantes, e em Pocahontas não foi diferente: o gaxinim Meeko, o beija-flor Flit e o pug Percy são mascotes apaixonantes. Até o vilão, o Governador Radcliffe, e seu assistente, o atrapalhado Wiggins, são bem divertidos. Muitos dos momentos emocionantes ficam com o espírito da vovó Willow, que vive em um salgueiro.
Mudanças
Muita coisa foi modificada da ideia original até o filme final. Meeko e Flit teriam falas, que foram cortadas para o filme ter um tom mais sério. E vovó Willow seria o espírito do rio, mas isso foi modificado para que Pocahontas tivesse uma figura materna.
“Irmã” da Ariel e do Tarzan?
O desenvolvimento visual e a animação de Pocahontas foram comandados por Glen Keane, responsável por vários personagens memoráveis da Disney: ele é “pai” de Rapunzel, Tarzan, Alladin, Fera e Ariel. O animador também é diretor de A Caminho da Lua, nova animação da Netflix.
Muita coisa é real!
Pocahontas realmente existiu, e viveu entre 1594 e 1617. Ela era filha do chefe de uma tribo indígena chamado Powhatan e vivia na área que hoje é conhecida como o litoral do estado da Virgínia, nos EUA, tudo isso igual é mostrado no filme.
Mas muita coisa é ficcção
No desenrolar da animação da Disney, a história real se mistura com ficção: Pocahontas de fato salvou o inglês John Smith de ser executado pelos índios, mas ela era criança e John era um dos líderes dos colonos. As mudanças na história geral polêmicas até hoje.
Final diferente
Pocahontas se casou com outro inglês, o comerciante John Rolfe, e foi viver com ele na Inglaterra. Quando eles planejavam voltar para os EUA, ela ficou doente e faleceu aos 23 anos.
Continuação
O romance entre Pocahontas e John Rolfe foi contado em Pocahontas 2: Uma Jornada para o Novo Mundo, animação que a Disney lançou em 1998 diretamente em vídeo. No novo filme, a protagonista reencontra John Smith e fica dividida entre os dois boys, o que, dizem, realmente aconteceu.
Live-action?
Em 2005 foi produzido o filme O Novo Mundo, com Colin Farrell e Q’orianka Kilcher como a protagonista. Apesar de também ser sobre Pocahontas, essa versão não tem ligação com o longa da Disney, mas há boatos de que um live-action da animação pode ser produzido nos próximos anos.
LEIA MAIS SOBRE DISNEY:
– Colecionador recria momentos dos filmes Disney com bonecas
– ‘A Princesa e o Sapo’ será tema de atração na Disney substituindo filme racista
– Musical de ‘Aladdin’ estará na Disney Plus
– Disney agora tem sua própria escola de magia! Vem ver o trailer de ‘Upside-Down Magic’
– 5 estrelas que poderiam estar no live-action da Disney de ‘Hércules’