Inicialmente, a 8ª edição do Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID) consolidou-se como o maior e único prêmio dedicado exclusivamente ao teatro musical brasileiro. A cerimônia, realizada no dia 09 de dezembro, no Teatro Liberdade, em São Paulo, reuniu artistas, criadores e profissionais do mercado em uma noite marcada por encontros simbólicos e homenagens. Dessa forma, o evento celebrou a potência, a diversidade e a força criativa do setor, em parceria com a Infinitus, empresa responsável pela gestão do Teatro Liberdade.

A filosofia do reconhecimento

Ademais, o Prêmio DID nasceu em 2017, idealizado por Joaquim Araújo e cofundado por Grazy Pisacane, Wall Toledo e Pedro de Landa, com a missão de reconhecer as produções que passaram pela capital paulista e evidenciar o caráter colaborativo da arte.

Por conseguinte, o prêmio se diferencia no calendário cultural por não eleger “o melhor”. Em vez disso, o DID utiliza o termo destaque para apontar as contribuições que se sobressaíram na temporada, traduzindo uma visão mais ampla e plural sobre o ofício teatral.

A edição de 2025 avaliou 36 produções que estrearam ou cumpriram temporada em São Paulo entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025, concorrendo em 18 categorias. Portanto, a avaliação rigorosa foi conduzida por um corpo de jornalistas e comunicadores especializados que acompanham e divulgam o teatro musical em diferentes plataformas.

Destaques da 8ª Edição

A lista de premiados da 8ª edição do Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID), desenhou um retrato preciso da diversidade e reafirmou o alto nível artístico do teatro musical brasileiro em 2025. Entre os vencedores, a força coletiva de “Ray – Você Não Me Conhece” ganhou reconhecimento, sendo eleito Destaque Elenco. Por outro lado, a produção “Jersey Boys – A História De Frankie Valli e The Four Seasons” também foi celebrada pela sua excelência, levando o prêmio de Destaque Direção Musical. Além disso, o prêmio de Destaque Atriz Coadjuvante foi concedido à produção “Meninas Malvadas – O Musical”.

Pontes para o futuro: Celebrando 2026

Consequentemente, a cerimônia reforçou seu papel de celebrar o presente ao mesmo tempo em que preparava o olhar da indústria para o futuro. Então, a noite comandada por Rodrigo Miallaret e Maria Clara Rosis, apresentou versões especiais de trechos dos musicais indicados e um medley de encerramento, que antecipou títulos confirmados para a próxima temporada.

Nesse sentido, diversos anfitriões simbolizaram as pontes entre gerações e produções futuras. Totia Meirelles e Carol Botelho, por exemplo, celebraram diferentes gerações de “Chorus Line” e estarão juntas em 2026 no elenco de “Ópera do Malandro”. 

Com isso, o mesmo título foi representado na cerimônia pelo estreante Amaury Lorenzo e pela vencedora do Destaque Atriz 2024, Ana Luiza Ferreira. Mas outras duplas, como Claudio Lins e Giselle Prattes (“Diana – A Princesa do Povo”), e Analu Pimenta e Carol Roberto (“Tina – O Musical”), também estavam presentes, ligadas a grandes produções previstas para 2026.

Por isso, o DID consolidou-se, ao longo de oito edições, como um espaço essencial de encontro entre a imprensa especializada e a classe artística, valorizando profissionais e narrativas que constroem o teatro musical contemporâneo.

Vencedores confirmados da 8ª edição do Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID)

A lista de premiados da 8ª edição do DID confirmou a excelência das seguintes produções:

  • Destaque Cenografia: Rogério Falcão – “Uma Babá Quase Perfeita”
  • Destaque Coreografia: Gabriel Malo e Nyandra – “Rio Uphill”
  • Destaque Iluminação: Túlio Pezzoni – “Chorus Line”
  • Destaque Visagismo: Dicko Lorenzo – “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”
  • Destaque Figurino: Marcos Valadão – “João”
  • Destaque Dramaturgia Original: Davi Novaes – “Dom Casmurro”
  • Destaque Letra Original: Guilherme Gila – “Dom Casmurro”
  • Destaque Direção Musical: Jorge de Godoy – “Jersey Boys – A História De Frankie Valli e The Four Seasons”
  • Destaque Elenco: “Ray – Você Não Me Conhece”
  • Destaque Atriz Coadjuvante: Lara Suleiman – “Meninas Malvadas – O Musical”
  • Destaque Ator Coadjuvante: Reynaldo Machado – “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”
  • Destaque Revelação em Musicais: Diego Becker – “Uma Babá Quase Perfeita”
  • Destaque Ator: Eduardo Sterblitch – “Uma Babá Quase Perfeita”
  • Destaque Atriz: Larissa Luz – “Torto Arado”
  • Destaque Direção: Elisio Lopes Jr. – “Torto Arado”
  • Destaque Musical Estrangeiro: “Uma Babá Quase Perfeita”
  • Destaque Musical Brasileiro: “Torto Arado”
  • Destaque Musical Voto Popular: “Meninas Malvadas – O Musical”

Por fim, o que vocês acharam da edição deste ano? Prontos para a próxima?

Você também pode gostar de:

Mood férias: leituras leves para você maratonar!

‘Sequência Cunt’: Pedro Sampaio celebra a potência da cultura ballroom