As referências cinematográficas de O Mundo Sombrio de Sabrina

O Mundo Sombrio de Sabrina já está entre nós e está fazendo o maior sucesso na Netflix. Com uma pegada bem sombria, a série chega a ter momentos de muita tensão e alguns sustinhos. Para criar essa ambientação, Lee Toland Krieger e Roberto Aguirre-Sacasa, diretor e o criador da série, foram a fundo nas referências cinematográficas e se basearam em grandes clássicos do terror.

Listamos alguns filmes que foram referências no novo universo de Sabrina e até alguns que os personagens estavam assistindo durante os episódios. Chame seus amigos, coloque aquela fantasia horripilante e aproveite o dia das bruxas para assistir esses aterrorizantes clássicos abaixo:

6 – A Mosca


“ – Não, A Mosca fala de dismorfia corporal.
  – Não é de um cara que vira uma mosca gigante?
 – O original, sim. Mas Cronenberg disse que o remake era uma metáfora para DSTs.”
Uma das melhores coisas da série são esses diálogos que você provavelmente já teve com seus amigos, aquelas conversas e teorias malucas sobre filmes. No episódio quatro, um pouco antes de Sabrina anunciar que vai “ajudar a sua tia Hilda a vender mel”, ela e o seu grupo de amigos estão conversando sobre um filme muito maluco e assustador, A Mosca, de 1986. O filme conta a história de um cientista que, por conta de um erro, acaba fundindo seu DNA com uma Mosca! Esse é um ótimo filme para assistir com os seus amigos e sair criando teorias depois.

5 – A Hora do Pesadelo


Can you keep a secret?
Freddy Krueger ficou eternizado nos clássicos de filmes de terror. Quem não fica com medo de dormir depois de assistir A Hora do Pesadelo? Em Sabrina, o filme é usado como referência no episódio três, quando sabrina segue uma criança ensanguentada pela escola e ninguém vê, sendo muito parecido quando Nancy, personagem da obra, tem um dos seus primeiros pesadelos e segue o fantasma ensanguentado de Tina  pela escola.

4 – A Aldeia dos Amaldiçoados


No quarto episódio, quando Sabrina começa a frequentar a Academia de Artes Ocultas, a bruxinha conhece Quentin, uma criança fofinha e macabra que lhe apresenta a escola e mais para frente ela descobre algo macabro sobre ele e acaba lhe ajudando. Desde o cabelo e a roupa, até os seus olhinhos brilhando, Quentin e as crianças desse episódio são claramente baseadas no filme A Aldeia dos Amaldiçoados, obra de 1960.

3 – O Exorcista


Quem diria que bruxas também podiam executar exorcismos? Bom, nem a Sabrina sabia. Mas uma coisa é certa, no sexto episódio -“Exorcismo em Greendale”, é um prato cheio de referências ao super clássico de terror, O Exorcista. Quando Sabrina descobre que o tio de Susie está com um demônio no corpo e atacando seus amigos, ela logicamente procura um jeito de fazer um exorcismo, mesmo sendo praticamente proibido para bruxos. As referências neste capítulo vão desde o momento em que o tio está lá se debruçando e voando, até quando elas chegam na casa de Susie e uma luz forte vem da janela, muito parecido com uma cena clássica do filme.

2 – A Noite dos Mortos-Vivos


Logo nos primeiros minutos do primeiro episódio, em que a bruxinha está se apresentando, vemos ela e seus amigos morrendo de medo no cinema enquanto assistem A Noite dos Morto-Vivos, eterno clássico do terror de George A. Romero. Depois do filme, ainda rola uma discussão divertidíssima sobre a história ser só sobre zumbis ou ser uma grande crítica social e depois ainda temos Harvey brincando com “Brina” sobre uma frase do longa: “Eles vão te pegar, Barbara”.

1 – O Parque Macabro


No quarto episódio, quando Rosalind e Susie estão a minutos de ouvir um estranho barulho vindo do quarto do tio,  elas estão assistindo outro filme de terror, O Parque Macabro. Enquanto assistem, elas discutem sobre adorarem filmes antigos e a obra de terror independente de 1962 é realmente assustadora, incrível e influenciou vários cineastas das décadas seguintes.  
E você, já assistiu O Mundo Sombrio de Sabrina? Conte para nós o que achou!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *