Chegou o momento que os fãs esperam o ano inteiro, pois a Retrospectiva 2025 do Spotify já está entre nós! A plataforma liberou nesta quarta-feira, 03, sua experiência personalizada, que veio ainda mais ousada, interativa e cheia de camadas. Agora, além de revisitar os artistas que marcaram seu ano, você descobre sua idade musical, entra em clubes secretos de ouvintes, joga a Festinha da Retrospectiva com amigos e ainda recebe dados detalhados sobre tudo o que ouviu.
A edição de 2025 celebra diversidade, traz quase dez novas funcionalidades e reforça o que o Brasil já sabe: nós somos apaixonados por música e consumimos quase 100% de artistas nacionais no topo.
Henrique & Juliano dominam mais um ano no Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, Henrique & Juliano aparecem como os artistas mais ouvidos do Brasil, com mais de 3,5 bilhões de streams só em 2025. A dupla já virou figurinha carimbada no topo das listas. Sendo assim, foi Top 1 em 2024, Top 2 em 2023 e 2022 e segue como a dupla mais ouvida da primeira década do Spotify no país (2014–2024).
Aliás, não para por aí! Eles também levam o título de álbum mais ouvido do ano com “Manifesto Musical 2 (Ao Vivo)“, consolidando o sertanejo como gigante das plataformas.
“Tubarões – Ao Vivo” assume o Top 1 Brasil
A música mais ouvida do país em 2025 foi “Tubarões – Ao Vivo”, de Diego & Victor Hugo. O hit explodiu ao aparecer no Top 50, ganhou força no sertanejo contemporâneo e virou trilha sonora nacional ao longo do ano.
Diversidade nacional marca o Top 10
Durante a coletiva, Carolina Alzugir, head de Música do Spotify Brasil, destacou que o top 10 brasileiro é 100% nacional mais uma vez. Além disso, pela primeira vez, vemos cinco gêneros diferentes no ranking, refletindo um país mais diverso musicalmente.
O sertanejo e o funk seguem gigantes, mas 2025 marcou:
- uma forte ascensão do pagode, com Menos É Mais em duas posições do Top 10;
- um boom do arrocha, puxado por Natanzinho Lima, Pablo do Arrocha e J. Eskine, mostrando um movimento cultural que cresceu o ano inteiro.
Apesar da predominância masculina, Carolina reforçou que artistas mulheres ficaram próximas do Top 10, um indicativo de tendência positiva para os próximos anos.
Bad Bunny domina o mundo pela 4ª vez
Globalmente, Bad Bunny volta a liderar como artista mais ouvido do mundo com incríveis 19,8 bilhões de streams. Dessa forma, ele repete o feito de 2020, 2021 e 2022 e, segundo Carolina, “furou a bolha” no Brasil após o álbum “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”. Tanto que volta ao país em fevereiro com show sold out.
A música global mais ouvida de 2025 foi “Die With A Smile”, parceria de Lady Gaga e Bruno Mars, enquanto o álbum mais reproduzido do mundo foi o novo trabalho de Bad Bunny, “DtMF”.
Nos podcasts, “The Joe Rogan Experience” segue no topo global pelo sexto ano consecutivo.
As novidades da experiência personalizada do Spotify Wrapped 2025
A Retrospectiva deste ano chega repaginada e cheia de ferramentas inéditas que deixam tudo ainda mais divertido. Aqui vai o resumo dos principais novos recursos:
- Idade Musical
Agora você descobre se escuta música “como alguém de 15 ou 50 anos”, comparando sua playlist com dados de geração.
- Clubes de ouvintes
Com base nos seus hábitos, o Spotify te encaixa em “comunidades musicais”. Assim, estão: Crônicamente Suaves, Inimigos do Fim, Clube da Seretonina e outros personagens que representam sua essência como ouvinte.
- Festinha da Retrospectiva
Pela primeira vez, amigos podem jogar juntos (de 2 a 10 pessoas), unindo dados de todo mundo em um game interativo. Depois, cada participante recebe um prêmio exclusivo.
- Corrida dos Artistas
Mostra, mês a mês, como seus artistas favoritos disputaram o ranking do seu Top 5. Ao final, você consegue descobrir quem finalmente venceu a corrida do ano!
- Ranking de Fãs
Assim como os anos anteriores, é possível descobrir a sua colocação entre os ouvintes globais de seu artista preferido.
- Top Álbuns
Agora você vê quais discos deixou no replay o ano inteiro.
- Mensagem do artista
Criadores e artistas mais escutados podem aparecer na sua retrospectiva agradecendo pelo apoio durante o ano.
- Playlist + contador de plays
Ao acessar suas 100 músicas mais ouvidas, você vê quantas vezes ouviu cada uma.
Clássicos que continuam brilhando
As funções mais tradicionais também foram renovadas:
- Top Gêneros, mostrando a mistura sonora do seu ano.
- Quiz da sua Top Música, para testar memória e competitividade.
- Top Músicas com playlist atualizada e novos insights de escuta.
Live histórica e programação especial
Para coroar tudo isso, o Spotify Brasil preparou uma das maiores lives da história da marca, rolando no TikTok, Instagram e YouTube a partir das 13h desta quarta (3). O line-up destaca nomes como:
- Camila Fremder
- Gregorio Duvivier
- João Vicente
- Paulinho O Loko
- Lela Brandão
- J. Eskine
A transmissão mistura reacts, desafios musicais, conversas sobre dados da Retrospectiva e até uma versão ao vivo da “Resenha do Arrocha”.
Entre 4 e 7 de dezembro, ainda rola uma ativação especial em Copacabana inspirada em Lady Gaga, a Gagacabana, além de dois dias de evento no Parque Villa-Lobos com atrações surpresa.
Transparência e futuro
Por fim, o Spotify reforçou, mais uma vez, que segue como pioneiro no relatório Loud & Clear, que explica como funciona a cadeia de pagamento dos artistas e ajuda profissionais da música a tomarem decisões de carreira mais informadas.
Carolina também destacou a influência dos criadores digitais. Embora muitos viralizem hits, ela reforça que a permanência no topo exige construção, estratégia e carreira sólida, e é isso que os números do Wrapped mostram todos os anos.
Ou seja, esse é o momento mais aguardado do ano pelos ouvintes do Spotify! Corre para conferir como ficou a sua retrospectiva!
Você também pode gostar de:
CCXP25: Quatro dias de estreias, debates e celebridades no coração da cultura pop
O reencontro que virou hit: Roger e Livinho lançam ‘Descobri que a Barbie’










