Eles não vêm mais? Na última segunda-feira, 27 de outubro, a SM Entertainment anunciou um fan meeting e um álbum completo do EXO. Porém dessa vez, sem três integrantes. Mas calma, pelo que parece está tudo sobre controle!
Um pequeno contexto…
Para começar, empresa revelou datas para um fan meeting na Coreia do Sul, com direito ao oitavo álbum do grupo. As datas para o encontro com os fãs ficaram programadas para o dia 13 e 14 de dezembro, e o disco para o primeiro trimestre de 2026. Porém, sem a presença de Chen, Baekhyun e Xiumin. Isso não era uma novidade por si só, já que no dia 7 de setembro, foi postado nas redes sociais do grupo um teaser que confirmava a sua volta. Tudo estava programado para dezembro deste ano.
Logo, foi criado um grande hype desta situação, tendo até uma frase da música de debut do grupo, chamada “MAMA”. Tudo isso gerou uma grande esperança nos fãs de que o grupo voltaria por completo. Aliás, já que estamos falando da estreia do grupo, assista o clipe abaixo:
Vale a pena lembrar que originalmente o EXO tinha 12 integrantes, sendo que três (Luhan, Kris e Tao) saíram do grupo após processarem a SM Entertainment em 2014 e 2015. Em seguida, os idols saíram oficialmente da formação em 2016 e 2018, respectivamente. Eles alegavam maus tratos por parte da empresa, sobrando então a formação oficial do grupo de 9 pessoas.
Já em 2017, o integrante Lay foi colocado em hiatus por problemas de agenciamento entre sua carreira como solista na China e como parte do grupo na Coreia do Sul. Também houve problemas políticos entre os dois países, já que na época a China passava por um posicionamento “anti-hallyu”. Esse movimento deu-se pelo banimento do conteúdo sul coreano no país, como resposta à implantação de um sistema de defesa americano na Coreia do Sul. Desde esse ano, ele não promovia com parte do EXO, que seguia com 8 membros ativos.
Cada vez mais problemas…
Com o período de alistamento dos integrantes, ficou mais difícil um comeback com o grupo completo. A primeira tentativa foi em julho de 2023, que apesar de ter gravado o álbum, Kai iria para o exército. Por este motivo não houve a promoção de “Cream Soda” com 8 integrantes.
Portanto, isso piorou em 2023 quando os integrantes Chen, Baekhyun e Xiumin (conhecidos pela sua subunit EXO-CBX) notificaram judicialmente a SM com a vontade de término do contrato. O trio disse que a empresa não estava pagando devidamente os integrantes. Após alguns meses, eles saíram da empresa e foram para a INB100, fundada pelo Baekhyun, onde teriam suas carreiras solo agenciadas. No mesmo ano, D.O. também não renovou o contrato com a empresa. Dessa forma, sobrou 4 integrantes da formação original dentro da SM.
E saiu a notícia!
Mesmo assim, o combinado era que o EXO faria o seu comeback como grupo completo, após Sehun, o último integrante a se alistar, voltar do exército. Esse período foi de grande especulações entre os fãs, que se perguntavam se o integrante Lay faria parte do novo lançamento.
Sendo assim, o resultado final saiu esta semana: Lay voltaria, mas o CBX não. Diante às dúvidas dos fãs, saiu um artigo mostrando a visão da SM. A empresa alegou uma quebra da confiança nos artistas e pedia 10% do lucro de seus trabalhos individuais. Ainda dentro do artigo lançado na terça-feira (28), havia uma frase que sugeria a remoção dos integrantes CBX. Por outro lado, os fãs ficaram desanimados com isso, mesmo que Lay esteja na line up do grupo depois de 7 anos.
O lado do CBX
Com a inquietação dos fãs devido a vários artigos que não esclareciam a situação, houve uma outra resposta. Na quarta-feira (26) a INB100, empresa responsável pelas atividades dos cantores Baekhyun, Chen e Xiumin, divulgou um comunicado explicando a situação. Nele, eles dataram os momentos de acordo judicial entre a SM Entertainment e os artistas.

Então uma breve timeline: Em 9 de julho, houve a intenção de fazer um acordo com a empresa responsável pelo EXO, onde houve uma discussão direta com a SM. Em setembro, no dia 10, compartilharam as propostas de acordo entre ambas as partes. Por fim, no dia 2 de outubro, os CBX aceitaram as condições impostas pela SM para que façam parte do EXO e continuem promovendo com o grupo.
Os artistas esclareceram que limparam as suas agendas para o período de dezembro para se dedicarem às atividades relacionadas ao EXO. Isso já estava público e era possível ver no site oficial da empresa INB100. Confira como aparecia a agenda no site:

Porém, o que receberam foi o anúncio de um fan meeting e álbum que não os incluía. Dessa forma, violando os acordos feitos no último encontro em outubro. Ainda assim, o CBX esclareceu que espera um acordo completo para poderem promover com o EXO e pediram desculpas aos fãs pela confusão.
Concluindo, o EXO fará o seu comeback no ano que vem, sem os três integrantes que brigaram judicialmente com a empresa. Até o momento, não há confirmação que eles saíram de fato do grupo, o que traznquiliza a situação. O que aconteceu foi um planejamento que não se concluiu pela parte da SM, já que o CBX tem interesse e fez o que foi pedido para se juntarem ao EXO novamente. E você, o que achou da situação?
Você também pode gostar de:
YEONJUN do TXT anuncia álbum solo com data de lançamento
‘Eles Querem Fanta’: ícones do terror se unem em campanha global da Fanta para o Halloween 2025