Ícone do site Festival Teen

Representatividade! Animações da Disney que abordam culturas de outros países

As novas animações da Disney, mais do que nunca, andam abordando novas culturas. Com isso, ressaltam a importância da representatividade e de trazer para as telonas outras realidades e tradições de outros países.

Por isso, listamos 4 filmes que trazem a diversidade. Confira abaixo:

1- “Encanto” (Colômbia)

A nova na animação da Disney, “Encanto”, está em cartaz nos cinemas, com sucesso de bilheteria. A trama acompanha os Madrigal, uma família extraordinária que vive em um lugar conhecido como Encanto.

A magia deste lugar abençoou a todos com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Exceto Mirabel, que vai atrás de seu poder sozinha. A produção é ambientada na Colômbia e apresenta a dança, comida, arquitetura e costumes típicos da região.

2 – “Raya e o Último Dragão” (Sudeste Asiático)

Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, Raya tem que rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.

“Raya e o Último Dragão” tem o Sudeste Asiático como inspiração de cenário. É possível enxergar os elementos culturais típicos da região, como as vestimentas, comida, arquitetura e lutas.

3 – “Moana” (Polinésia)

“Moana: Um Mar de Aventuras” apresenta uma jovem que parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível.

A produção é baseada nas ilhas da Polinésia Francesa, localizadas na Oceania. A cultura da Polinésia é abordada no filme com a inserção de elementos típicos, como: tatuagens, arcos de flores, dança, músicas, e a paisagem exuberante da produção com o oceano e montanhas ao fundo.

4 – “Frozen” (Noruega)

“Frozen: Uma Aventura Congelante” apresenta a história de Anna e Elsa, duas irmãs que cresceram isoladas em um castelo. Quando chega o dia de Elsa ser coroada como rainha, um acidente envolvendo o seu poder de gelo acontece e ela decide fugir e viver isolada. Sua irmã Anna decide se aventurar e encontrar Elsa para trazer a irmã de volta e acabar com o frio.

Por fim, o reino de Arendelle, local onde se passa o filme, é baseado na cidade de Bergen, localizada na Noruega. A arquitetura, as vestimentas, os animais típicos (por exemplo, o alce Sven) e, claro, a neve, são algumas características presentes na cultura do país.

Você também pode gostar de:

João Victor fala sobre representatividade e enaltece seu personagem em ‘Mila no Multiverso’

‘Rebelde’, ‘Riverdale 5’ e mais: As novidades de janeiro na Netflix

Sair da versão mobile