Ícone do site Festival Teen

Old Money: A elegância discreta que dominou a moda masculina

Você com certeza já esbarrou em algum TikTok sobre o estilo Old Money. Os vídeos geralmente mostram influenciadores com peças de alfaiataria e camisas polo texturizadas, mas já se perguntou o que define esse estilo?

O termo faz referência à riqueza antiga, ou seja, aqueles milionários americanos que vemos em filmes, na frente de um iate ou algo assim, sabe? Basicamente a ideia é reproduzir os lookinhos vintage dos antigos ricos, geralmente seguindo exemplos que ficam entre os anos 20 e 60 do século passado.

Mas e aí, por que essa moda tá pegando tanto no mundo? 

Por que Old Money?

É importante explicar que a moda segue tendências sociais e econômicas. Calma! Não sai do texto! Fica comigo, juro que vai ser legal. O que tô querendo dizer, meu caro leitor, é que a moda reflete o momento que estamos passando e como estamos nos sentindo. Viu? Nem doeu. 

Pensa comigo, toda grande trend refletiu algum momento histórico importante. Lembra daquele papo da crise de 2008 que você ouviu na escola? Repara que a moda daquele momento passou a incluir muita coisa segura e barata de produzir. As ruas nova-iorquinas estavam tomadas por calças jeans, botas e camisas de flanela, que um pouquinho depois gerou aquela onda hipster, sabe? Isso reflete exatamente o que as pessoas estavam querendo: segurança. 

Por outro lado, em meados de 2014, a economia já tinha melhorado, era possível olhar pro futuro de novo. É nesse momento que marcas como Nike, Adidas, Off White e Supreme roubam a cena, com designs futuristas, roupas mais justas e tecidos mais técnicos, gritando a palavra do momento: MODERNO.

Agora, a gente tá no momento pós-pandemia, ninguém tem mais certeza de nada. E o que você faz quando a vida tá um lixo e você tá perdido? Isso mesmo, assiste “Carros”, “Toy-Story” ou qualquer desenho que te traz aquela nostalgia de quando tava tudo bem. Com a moda, não é diferente, mas o nosso Relâmpago Marquinhos se chama NOSTALGIA.

Esse retorno do vintage, com calças largas, cabelos mais longos e a alta dos brechós, é tudo um reflexo da nostalgia. É por isso que estilos como o Old Money estão em alta.

Características do Old Money

Pra entender o estilo, basta pensar sobre o que significava ser rico naqueles tempos. Não era sobre roupas de grife, cheias de logos e chamativas… Era mais sobre qualidade e caimento. Por isso, no Old Money, a costureira é sua melhor amiga: uma roupa de qualidade bem ajustada ao seu tamanho, transmite esse luxo minimalista tão característico do estilo.  

Você deve estar pensando quais são as peças-chave do estilo e eu, como bom jornalista, vou te contar pra você não precisar correr pro TikTok agora:

Paleta de Cores

Agora é só não errar nas cores. A paleta reforça essa aura atemporal, privilegiando tons neutros e terrosos, como bege, marrom, azul marinho e verde-oliva. Essas tonalidades sutis evocam a sofisticação dos tempos passados, permitindo a criação de looks versáteis que transitam com elegância entre o formal e o casual, sem jamais perder a essência refinada que define esse estilo.

A Popularização do Estilo

A popularização do estilo tem acontecido de maneira orgânica, impulsionada pelas redes sociais e pela ressignificação do luxo. Influenciadores digitais e celebridades vêm resgatando a estética clássica com uma pitada de modernidade, compartilhando looks que aliam a nostalgia dos tempos passados à sofisticação discreta do presente. Esse movimento, amplificado pelo TikTok, transforma o que antes era sinônimo de status exclusivo em uma tendência acessível e inspiradora. 

No Brasil, especialmente entre homens, é visível uma forte conexão da estética com o fator minimalista. Assim, é possível atingir um look bem legal, mesmo não tendo grandes condições financeiras, garimpando por boas peças minimalistas. Depois de encontrar a peça desejada, um simples ajuste na costureira do bairro te entrega uma roupa que encaixa bem na vibe.

Mas e aí, o Old Money veio pra ficar?

Bom, sendo sincero? Provavelmente não. Mas digo isso pensando naquilo que eu te contei no começo do texto: a moda reflete como estamos nos sentindo com o mundo. Ninguém sabe quando vamos precisar assistir “Carros” e “Toy-Story” novamente, muito menos quem será o novo Relâmpago Marquinhos… Só sentimos, né? Mas isso não te impede de investir no estilo.

Gostou? Vai lá, só se vive uma vez. O lado bom do Old Money é que como as peças são minimalistas, elas são extremamente versáteis. Então, fica tranquilo, você pode sim apostar num lookinho dessa trend, afinal, é sempre bom testar algo novo!

Você também pode gostar de:

O amor está no sabor: Aprenda a fazer pizza de coração!

‘Fran by Franciny Ehlke’ lidera o mercado digital de beleza em 2024

Sair da versão mobile