A estreia mais esperada do ano está chegando! “Barbie” estreia nas telonas nesta quinta-feira (20), mas muita coisa sobre o filme ainda é um mistério para os fãs. Desde o lançamento do teaser, surgem boatos sobre um possível vilão, plot twists e até uma reviravolta no mundinho rosa da boneca mais amada do mundo.
Em entrevista recente ao Letterboxd, a diretora Greta Gerwig revelou algumas das suas referências usadas para a produção. A lista conta com 32 filmes, passeando por “Poderoso Chefão” e “Uma Odisseia no Espaço” até “Grease” e “O Mágico de Oz”. Confira mais dessa entrevista:
Para entendermos mais do que vem por aí, ela explicou como aplicou cada uma das referências no longa e listamos algumas para vocês!
“O Mágico de Oz” – (1939)
“O filme faz algo que eu queria emular, que são esses palcos sonoros incríveis e esses céus pintados e a sensação de artificial, que eu acho muito bonito e emocionante. E penso no cenário pintado da Cidade das Esmeraldas enquanto eles se dirigem a ela“, disse Greta.
Por fim, a diretora ainda deu um spoiler do que esperar do final. “Mesmo no final do nosso filme, que eu não quero revelar nada, mas eu sempre amei o final onde há, tipo, uma espécie de qualidade cerimonial. Eles vão até cada pessoa e todos tem o seu final. E eu meio que queria fazer esse tipo de coisa.”
“Cantando na Chuva” – (1952)
Impossível não lembrar de “Cantando na Chuva” quando falamos de cenas de musical. E foi isso que a diretora usou como referência no filme: as cenas de dança. “Há tantas coisas boas, mas há o balé dos sonhos dentro do balé dos sonhos que é uma das coisas mais incríveis, lindas e completamente desequilibradas.”
“Então havia um espaço quando ele estava dançando com Cyd Charisse neste espaço tinha escadas, e ela tinha aquele longo cachecol branco que flutuava. Era assim que queríamos modelar o ballet do Ken”, finalizou.
“2001 – Uma Odisseia no Espaço” – (1968)
Quando o primeiro teaser foi lançado, o que mais chamou a atenção foi a referência a “Uma Odisseia no Espaço”. Sobre isso, a diretora foi mais direta e disse: “Acho que todos sabemos o porquê”.
Mas em entrevista recente ao Omelete, ela revelou que ainda tenta entender de onde saiu a vontade de trazer o clássico ao mundo rosa. “Eu não tenho certeza da onde ela saiu; acho que sonhei com isso”, disse a cineasta. “Muitas vezes, durante a produção, eu achei que era uma loucura fazer isso”. Ansiosos para ver o resultado!
“Grease” – (1978)
“‘Grease’ é ótimo. É um musical sobre a década de 1950, mas feito na década de 1970 e todo mundo tem 30 anos“, brincou Greta, fazendo uma referência a idade dos atores de “Barbie”.
“O Poderoso Chefão” – (1972)
Por fim, a cineasta resolveu homenagear o clássico do cinema. Mas foi breve do que podemos esperar de referências no filme. “É um triunfo de Robert Evans (Produtor) e do gênio estético de Coppola”, finalizou.
A lista completa você pode conferir aqui. Enfim, quem já está de ingressos comprados para assistir essa obra cheia de referências?
Você também pode gostar de:
‘Além do Guarda-Roupa’: Gab Coppola integra elenco da nova série da HBO Max
FT já assistiu! ‘Perdida’ te leva para viajar no tempo com uma trama apaixonante