Exclusivo! Protagonista de ‘Planeta dos Macacos: O Reinado’ revela todos os detalhes do filme

Quem não ama os clássicos filmes dos primatas mais corajosos do cinema? “O Planeta dos Macacos: O Reinado” já estreou nos cinemas e por isso fomos atrás de saber mais sobre os bastidores do filme. Em entrevista exclusiva com o protagonista Owen Teague, ele compartilhou detalhes sobre o lançamento do filme e seu novo personagem.

No filme conhecemos Noa, um chimpanzé que vive em uma tribo que mantém tradições rígidas, como o profundo respeito aos mais velhos e os rituais que provam o valor dos jovens para serem reconhecidos como adultos. A narrativa se passa 300 anos após as batalhas de César, mergulhando o público em um mundo onde essas tradições são fundamentais para a identidade da tribo do Planeta dos Macacos. Confira a entrevista:

O que o atraiu, como ator, para o Planeta dos Macacos?

Eu vi Andy Serkis interpretar King Kong quando eu tinha seis ou sete anos, e foi isso que realmente me fez amar o cinema e amar a atuação – a possibilidade de fazer algo assim. Mas também tenho um fascínio por grandes macacos, pelos quais esse filme também foi responsável. Então, essa foi literalmente a coisa que a infância me propôs a fazer. E então eu li o roteiro e vi que este era um personagem e um mundo totalmente realizados. Bastante pertinente aos tempos que estamos vivendo agora.

O que você pode nos dizer sobre a personagem Noa?

O filme é uma história de amadurecimento, e acho que é seguro dizer que Noa é movida pelo espanto. Essa foi a palavra-chave, o sentimento chave para obtê-lo. Ele está curioso e admirado com as coisas que está descobrindo. Mas essa maravilha nem sempre é totalmente aberta. Há forças conflitantes dentro de Noa.

(Pictured L-R): Kevin Durand and Owen Teague. Photo by John Russo. © 2024 John Russo. All Rights Reserved.

Como você descreveria o mundo que ele habita?

Acho que tribal é a palavra certa. Definitivamente, não é subdesenvolvido. Definitivamente, não é como se fossem macacos que de repente aprenderam a falar. Mas é de uma cultura profundamente ritualística da qual ele faz parte. Um dos grandes temas do filme, na minha leitura, é a religião – em termos do que adoramos e do que damos importância como diferentes grupos? Há uma sacralidade no mundo de Noa, e também é meio isolacionista. Não há muito conhecimento, mas o que se sabe é passado através de gerações e mantido muito próximo.

Como você relaciona esse filme com os três anteriores ‘O Planeta dos Macacos’?

Parece uma coisa à parte. Quer dizer, está definitivamente relacionado: a história de César continua com essa história. Mas é coisa própria.

Conte-nos sobre como você treinou para encarnar fisicamente um macaco.

Bem, primeiro eu consegui falar com Andy Serkis, e ele foi realmente generoso em me dar muitos conselhos. Acho que foi uma espécie de passagem de bastão, mas não foi assim; parecia trabalhar com um mentor. A outra pessoa que foi realmente fundamental para nos transformar em macacos, e fazer esse filme funcionar, foi [o coordenador do movimento] Alain Gauthier. Ele realmente trabalhou conosco para criar esses personagens físicos e nos ajudar a acreditar que somos macacos.

KINGDOM OF THE PLANET OF THE APES – (Pictured): Owen Teague. Photo by John Russo. © 2024 John Russo. All Rights Reserved.

Noa tem uma águia dourada como animal de estimação. Você teve que fazer algum treinamento
para isso?

Eu não trabalhei com uma águia dourada, porque eu não sei onde você encontra uma águia dourada! Mas eu trabalhei com uma espécie de falcão; Esqueço que espécie exata era. Mas quando estávamos fazendo escola de macacos, pensamos, “Ei, talvez devêssemos trabalhar com alguns pássaros para ter a sensação disso”, então tivemos um dia em que esse falcoeiro trouxe seu pássaro para dentro, e nós o fizemos pousar nosso braço e decolar, e trabalhamos para encapuzá-lo. Foi incrível. O vínculo emocional entre um falcoeiro e seu pássaro é realmente intenso e isso é abordado no filme. É muito legal.

Como foi a filmagem para você, trabalhando principalmente em locações na Austrália com todo
aquele equipamento de captura de desempenho?

Cara, isso vai soar ridículo, mas foram os melhores seis meses da minha vida. O começo foi meio difícil, porque liderar o filme há muita pressão, e seguir Andy foi assustador. Até porque eu me espelho muito nele. Mas, como Andy me disse, depois da primeira semana jogando um macaco, começa a parecer normal, e você esquece que há uma câmera presa à sua cabeça, que você está usando todos esses pontinhos em cima de você, e que você está andando engraçado. Tudo isso vai embora e é tipo, “Oh, isso é normal. É isso que eu estou jogando”. Todo o existencial, tipo, “Oh meu Deus, eu vou ser capaz de fazer isso?” caiu e, a partir daí, foi incrivelmente divertido.

Qual é a sua lembrança permanente das filmagens de ‘O Planeta dos Macacos: O Reinado’?

Estava quente. Muito quente. Os trajes de captura de desempenho não são particularmente respiráveis, e você está coberto basicamente da cabeça aos pés, então pode realmente chegar até você. Sinto que lido muito bem com o calor – cresci na Flórida, onde o ar parece sopa quente – e até lutei alguns dias! Mas a parte boa dos ternos é que você está protegido. Você pode estar quente, mas pelo menos nada pode mordê-lo. Eu realmente senti pelo resto da tripulação, que teve que lidar com sanguessugas, aranhas, cobras e enormes lagartos-monitores. Tínhamos um cara no set cujo único trabalho era lidar com a natureza australiana – o que é um trabalho muito grande – e um dia todos esses lagartos gigantes saíram correndo do mato para chegar à nossa mesa de artesanato. Esse cara simplesmente pisava neles, os agarrava, uma mão na cabeça e outra no rabo, os pegava, os carregava para fora do set e os jogava de volta no mato. Realmente impressionante. É verdade o que dizem sobre a Austrália: tudo está tentando matá-lo.

Como se sentiu quando você se viu pela primeira vez na tela como Noa, em forma de macaco finalizado?

Isso me surpreendeu. Ver-se em outro corpo, como outra espécie, é uma das coisas mais loucas que você pode ver. Porque Noa sou eu. Os animadores me capturaram com uma precisão insana. Ele também se parece exatamente comigo, o que é muito estranho. Passei tanto tempo pensando nele, pensando como ele, e agora assistindo a filmagens, que comecei a fundir minha própria autoimagem com o chimpanzé. Quando olho para o meu rosto, vejo Noa, e quando olho para Noa, vejo o meu rosto. É estranho. Mas não me importo. Então eu meio que amo isso.

Por fim, você gostaria de retornar como Noa em filmes futuros de ‘O Planeta dos Macacos’?

Espero que consigamos fazer mais. Mal posso esperar para voltar e fazer tudo de novo! Normalmente, quando você encerra um filme, é como: “Ok, isso está feito, estou indo embora, vou para casa, adeus!” Mas nessa eu não queria sair.

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