Viralizou na internet! O projeto Tiny Desk, que teve início em 2008, é um quadro original da rádio NPR, organização que representa as rádios públicas dos Estados Unidos. Num cenário de escritório, os convidados são responsáveis por cantar e apresentar novas versões de músicas já conhecidas pelo público. Portanto, o resultado final é publicado no Youtube com as imagens e as novas versões apresentadas pelos artistas. Agora, vem aí o Tiny Desk Brasil!
Justin Bieber, Dua Lipa, Taylor Swift e muitas outras estrelas
As temporadas do programa sempre contam com diversos cantores consagrados na indústria. Entre eles, cantores e grupos da nova geração como Billie Ellish, Sabrina Carpenter, BTS e Olivia Rodrigo. Por outro lado, também contaram com Justin Timberlake, Ne-Yo, Usher e Alicia Keys.
O projeto mais famoso do mundo?
O Tiny Desk é completamente viralizado e, ao todo, conta com mais de 2,5 bilhões de visualizações no Youtube. Entre os mais populares estão o da Dua Lipa, 142 milhões, Mac Miller, 138 milhões e o de Anderson Paak, que contém 118 milhões de visualizações. Contudo, no início do projeto, o episódio da Adele, performando músicas do clássico álbum “21”, foi essencial para a popularização do programa. Por isso, atraiu diversos públicos e se tornou, na época, o vídeo com mais visualizações do canal.
Artistas brasileiros já participaram!
Antes mesmo da chegada do Tiny Desk ao Brasil, cantores brasileiros já figuravam entre os convidados. Seu Jorge foi o primeiro deles, em 2010. Em seguida, Milton Nascimento, Luisa Maita, Liniker, Luedji Luna, Rodrigo Amarante (do Los Hermanos), Danilo Brito e entre outros artistas representaram o país no programa.
A chegada do Tiny Desk no Brasil
O Tiny Desk Brasil surgiu da iniciativa da Anonymous Content Brazil em parceria com o YouTube Brasil. Diferentemente do Tiny Desk dos Estados Unidos, o brasileiro terá apenas a supervisão artística da NPR, a curadoria é assinada pela Anonymous Content e Amabis.
No Brasil, serão duas temporadas com 5 episódios cada, lançados toda terça-feira, às 11h no horário de Brasília. Então, o escritório do Google em São Paulo foi escolhido para ser o local das gravações, que vão ter o mesmo tom intimista e a ambientação de um escritório usado desde as origens.
João Gomes no primeiro episódio
A estreia do programa ficou por conta do cantor e compositor pernambucano João Gomes, que performou grandes hits da sua carreira como “Dengo”, “Meu Pedaço de Pecado” e “Aquelas Coisas”. O episódio manteve a proposta de cenário, angulação de câmera e composição da versão estadunidense, mas claro, com aquele toque abrasileirado. A bandeira de Pernambuco, os livros de autores brasileiros e os instrumentos personalizados trouxeram os detalhes ao cenário. Aliás, vale ressaltar que a equipe ao lado de João Gomes foi composta por Jeovanny Sanfoneiro (sanfona), Michael Pipoquinha (baixo) e Chibatinha (guitarra).
Veio para fazer história!
O cantor e compositor nordestino, em comunicado à imprensa, comentou: “No dia da gravação do Tiny Desk Brasil, um fã me perguntou na saída do hotel o que vim fazer em São Paulo e eu respondi: ‘Tô indo ali, fazer história!’”. Dessa forma, após o lançamento do episódio, João Gomes enfatizou a alegria e a importância da participação no projeto.
Quais serão as próximas atrações?
Por fim, apesar das diversas especulações nas redes sociais e nomes como Luísa Sonza, Marina Sena, Seu Jorge e outros artistas da música brasileira ganharem força, o projeto não divulgou os cantores participantes. Sendo assim, só é possível saber quais foram os convidados quando o episódio ir ao ar. E aí, vão acompanhar o Tiny Desk Brasil?
Você também pode gostar de:
Pabllo Vittar chega com DJ set exclusivo para o SPFW pela Deezer
Taylor Swift lança ‘The Life of a Showgirl’: confira tudo sobre o novo álbum da loirinha