Conheça o musical teen da Disney que tocou muito na festa de 15 anos de Juju Franco

Se você também é fã da nossa amada Juju Franco, deve ter visto que em sua festa de 15 anos ela dançou algumas músicas de um filme musical muito famoso da Disney. E se você também ficou ligado nas redes sociais nos últimos dias, deve ter notado que saíram algumas fotos e até críticas do primeiro episódio da próxima série teen da Disney que será baseada nesse mesmo longa.

O filme em questão é “High School Musical“. Mesmo sendo uma produção que marcou e ainda marca diversas gerações, tem gente não assistiu ou não sabe da importância que ele teve para a cultura pop. Mas afinal, qual é a importância de HSM?

“High School Musical” é uma obra que foi muito além das músicas, trazendo também a mensagem de que não era errado gostar de coisa diferentes pois podemos ser o que quisermos! Um exemplo é o próprio personagem principal,  que tinha vergonha de assumir seu gosto por musicais devido o preconceito e as brincadeiras que iria sofrer de seus amigos.

Em resumo, HSM veio para trazer uma mensagem que é ainda mais importante atualmente, que você deve acreditar em seus sonhos, sem medo de julgamentos alheios. Pensando nisso, resolvemos listar alguns pontos para você conhecer ou relembrar um pouco de história.

Sobre o que o filme fala?

Dirigido por Kenny Ortega (diretor dos três filmes Descendentes!), “High School Musical” conta a história dos adolescentes Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens), o atleta de basquete que é super popular na escola e a inteligente e tímida que acabou de chegar na cidade.

Em um encontro inesperado nas férias, os dois descobrem possuir uma coisa em comum: um amor secreto por cantar. Juntos eles começam a desafiar as expectativas de seus amigos ao buscarem objetivos ligados à música. O maior problema no caminho dos dois é a popular e mimada Sharpay (Ashley Tisdale), que não admite perder o estrelado para duas pessoas que nunca trabalharam com música, algo que se dedicou a vida toda.

LEIA MAIS: RECORDE! ‘DESCENDENTES 3’ É O FILME MAIS ASSISTIDO DA TRILOGIA

Personagens marcantes

A verdade é que, em questão de um filme adolescente, HSM não apresenta nada inovador em seu roteiro. A história segue o clássico estilo infanto-juvenil, com aquele jeito “bonzinhos VS malvados” que adoramos assistir mesmo sendo clichê.

Bom, na verdade isso acontece em partes, pois mesmo Sharpay tentando acabar com o sonho do casal protagonista diversas vezes, ao mesmo tempo ela não passa de uma adolescente comum que está aprendendo a viver em sociedade com seus erros, acertos e ambições.

Outra coisa importante está na construção dos personagens. HSM fala sobre o respeito pelas diferenças em uma época que não se discutia muito sobre machismo, que obriga os homens a deixarem seus gostos de lado por medo de sofrer preconceito.

Muitas músicas e coreografias marcantes

Assim como os mais velhos viram obras como “Grease“, um filme musical adolescente dos anos 60, os mais novos também foram impactados pelas coreografias e músicas marcantes com temática adolescente de HSM.

As canções falam sobre se apaixonar, se divertir, pular, se desafiar e ser um adolescente comum. Talvez seja por isso que muitos ficaram viciados no filme, já que as letras faziam sentido para os jovens que passavam pelas mesmas situações.

Continuações

Uma das melhores coisas que existem quando gostamos de um filme é quando ele ganha continuações, não é? Seja para matarmos a saudades dos personagens, das músicas ou de qualquer outra coisa.

Por isso, outro ponto positivo de HSM é que a obra ainda tem duas continuações: “High School Musical 2“, que conta a história dos jovens em um hotel na época de férias, e “High School Musical 3 – Ano de Formatura“, que como o próprio nome já diz, gira em torno da formatura e os problemas que envolvem se despedir da escola, descobrir novos caminhos e, claro, celebrar a amizade que se cultivou durante esses anos.

Apesar de não serem excelentes como o primeiro, ambas continuações trazem muita coisa boa, música, coreografia, personagens etc.

Curiosidades

A princípio, quando o roteiro foi desenvolvido em 1999, a ideia inicial era ser uma sequência de “Grease“, tendo Britney Spears e Justin Timberlake nos papéis principais! Anos depois, quando já estavam gravando HSM 3, a atriz Selena Gomez chegou a ser chamada para atuar no filme, como a personagem Tiara Gold, mas acabou recusando e Jemma McKenzie-Brown ficou com o papel.

Em sua noite de estreia no Disney Channel dos Estados Unidos, quase 8 milhões de pessoas acompanharam HSM. No ano seguinte sua sequência se tornou o filme que mais teve público de exibição no canal de televisão americano, conquistando a marca de 17.2 milhões de espectadores!

E o sucesso não parou por aí! A trilha do primeiro HSM vendeu mais de 8 milhões de cópias mundialmente, sendo que a canção ‘Breaking Free’ chegou ao 5º lugar da Billboard Hot — um importante ranking de música. Além disso, a obra chegou a virar um espetáculo chamado “High School Musical – Show”, tendo uma turnê mundial com os próprios atores e chegou até a vir para Brasil em 2007.

Os dois primeiros longas foram indicados ao Emmy de melhor coreografia e melhor atração infantil, mas só o primeiro levou os prêmios. Já o terceiro filme teve um sucesso tão grande que todas as músicas contidas na obra foram listadas como possíveis concorrentes ao Oscar 2009, na categoria de Melhor Canção. Infelizmente nenhuma delas foi indicada mas, por outro lado, uma das cenas musicais foi apresentada durante a premiação daquele ano!

Se você se interessou por “High School Musical“, aí vai uma boa notícia: todos os filmes estão disponíveis na Netflix! Então corre para assistir!

LEIA MAIS:

JUJU FRANCO COMEMORA SEUS 15 ANOS COM FESTA GLAMOUROSA E INSPIRADA EM ‘HIGH SCHOOL MUSICAL’

‘HIGH SCHOOL MUSICAL: THE SERIES’ GANHA SEU PRIMEIRO PÔSTER E TRAILER

Ir para o topo