‘Big Mounth’ e outras animações não terão mais atores brancos dublando personagens de outras etnias

Os produtores das animações Os Simpsons, Big Mounth e Central Park anunciaram na última semana que os atores brancos que dublam personagens de outras etnias serão substituídos.

A decisão foi tomada em decorrência das recentes manifestações anti-racistas, que pediam inclusive mais espaço para artistas negros.

SAIBA MAIS! Dublador: Você conhece essa profissão?

Em Os Simpsons, por exemplo, o ator branco Harry Shearer deixará de dublar o médico Dr Hibbert, que é negro. Ele seguira apenas dando voz a Ned Flanders e ao Diretor Skinner.

Em janeiro, Hank Azaria, que é branco e dubla o indiano Abu em Os Simpsons, disse que deixaria de dar voz ao personagem. Hank inclusive imitava um sotaque, o que pode ser visto como racista.

A voz de Molly em ‘Central Park’ era de Kristen Bell

Kristen Bell (a voz original da Anna em Frozen), que dubla Molly em Central Park, Jenny Slate, voz da Missy de Big Mouth, e Mike Henry, o Cleverland Bown em Uma Família da Pesada, todos brancos e dublando personagens negros, também serão substituídos.

Missy, de ‘Big Mouth’ tinha a voz de Jenny Slate

Apesar de ser usado o termo “dublagem”, esses atores na verdade são as vozes originais dos personagens, com a animação feita a partir da gravação de suas falas. Sendo assim, é comum os animadores aproveitarem os traços e expressão dos atores para criar os desenhos.

Pensando nisso, muitas animações já tem buscado atores semelhantes aos personagens, incluindo etnicamente.

Moana e a dona da sua voz, Auli’i Cravalho

Moana, por exemplo, tem a voz da havaiana Auli’i Cravalho, Tiana (A Princesa e o Sapo) é Anika Noni Rose e o Arqueiro, de She-Ra e as Princesas do Poder, é Marcus Scribner. Nos três casos os atores são a cara dos personagens, e vice-versa.

Tiana e a atriz Anika Noni Rose

Assim, atores de etnias variadas terão mais oportunidades de trabalho e poderão fazer uma interpretação mais fiel de suas etnias.

O Arqueiro de ‘She-Ra e as Princesas do Poder’ é dublado por Marcus Scribner

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *