Veio quente! Lançado na quinta-feira (20) da semana passada, “Assassin’s Creed Shadows” já está dando o que falar entre os fãs. Com mecânicas inovadoras, um visual deslumbrante no Japão feudal e uma história rica em detalhes, o novo jogo da Ubisoft chegou com força e garantiu uma nota 81 no Metacritic logo de cara.
Fantasma de Ghost of Tsushima?
Desde que Assassin’s Creed Shadows foi anunciado, em 2022, muita gente achou que ele viveria à sombra de Ghost of Tsushima — outro jogaço que também se passa no Japão feudal e tem mecânicas furtivas bem elogiadas.

Então, a Ubisoft parecia ter perdido o timing… mas será? Durante o desenvolvimento, o estúdio prestou atenção nas críticas e exigencias da comunidade e foi ajustando o game para entregar uma experiência ainda mais imersiva. E pelo visto, a estratégia deu certo!
Furtividade ou pancadaria?
Um dos grandes acertos de Assassin’s Creed Shadows é a escolha entre dois protagonistas com estilos de jogo bem diferentes. Naoe, uma shinobi ágil e furtiva, é ideal para quem curte um gameplay mais estratégico e silencioso. Já Yasuke, um samurai baseado em uma figura histórica real, chega com tudo para quem gosta de combates intensos e diretos.

Já são mais de 3 milhões de players!
Além disso, o game mostrou seu potencial: em apenas uma semana, a Ubisoft revelou que Assassin’s Creed Shadows já passou dos 3 milhões de jogadores! Superando lançamentos de títulos anteriores da franquia, como Origins e Odyssey.
Japão dividido: elogios e críticas
No Japão, a recepção foi mista. Enquanto os cenários, templos e vilarejos arrancaram elogios da mídia local pela imersão e visuais deslumbrantes, algumas críticas surgiram sobre a precisão histórica. Aliás, o principal ponto de discussão foi a inclusão de Yasuke como protagonista, gerando debates sobre representatividade e fidelidade aos fatos reais.

Sobre a história
Por fim, o game se passa no período Sengoku, um dos mais caóticos da história japonesa. Os jogadores acompanham a história de Naoe, uma shinobi da província de Iga, e Yasuke, um samurai que serviu Oda Nobunaga. Enquanto Naoe busca vingança contra aqueles que destruíram sua terra natal, Yasuke está em sua jornada em busca de honra e reconhecimento.
E aí, já escolheu seu estilo de jogo? Vai preferir a furtividade das sombras ou partir para a ação sem medo?
Você também pode gostar de:
‘Helldivers 2’ completa um ano repleto de missões e expansões