Vocês já ouviram falar do Clubhouse? Essa nova rede social, criada por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício, em março de 2020, tem virado febre entre as pessoas nos últimos meses.
Isso tem feito com que a procura por Clubhouse aumentassem 525%, segundo o Google, e ainda chamasse a atenção de poderosos, como a apresentadora Oprah Winfrey.
Mas afinal, o que é o Clubhouse?
Nas palavras de seus desenvolvedores, o app é um “novo tipo de produto social baseado na voz, permitindo que pessoas em todos os lugares falem, contem histórias, desenvolvam ideias e criem amizades ao redor do mundo”.
Ou seja, o Clubhouse é como se fosse um podcast ao vivo, no qual você entra em salas e escuta as pessoas conversarem sobre determinado assunto. Você pode criar seu próprio “club” e convidar os usuários para falarem também, ou simplesmentes escutar um bate-papo já em andamento.
Seu grande diferencial, indo na contra de app do momento, como TikTok e Instagram, é que não há fotos, textos ou vídeos, exceto as imagens do perfil de cada usuário.
Como funciona?
Os grupos sempre possuem um moderador, que é quem define quem fala e quem ouve. Caso esteja apenas participando, você pode pedir para falar clicando no ícone “mão levantada”, que o moderador irá liberar seu microfone. Ainda é possível convidar amigos para sala e conferir os nomes dos usuários lá dentro.
Os “clubs” geralmente possuem duração predeterminada e são, na grande maioria, divididos por temas. Mas isso não é regra. Você pode, se quiser, criar um espaço livre para conversar com seus amigos sem ter um assunto definido. Ademais, dependendo da configuração, a sala pode estar liberada para todos falarem, sem necessitar da autorização do moderador.
Até o momento, o limite de ouvintes simultâneos em uma só sala é de 5 mil e não existe a opção de gravar as conversas. Elas também não ficam salvas dentro do armazenamento da plataforma para ouvir posteriormente.
Por fim, o feed é composto pelas salas existente, e no topo ícones de envio de convites, programação e notificações. Além do seu perfil e uma lupa para procurar outros “clubs”.
Rede social exclusiva
Infelizmente, ainda não é todo mundo que pode entrar no Clubhouse. Além de estar disponível apenas para IOS, é preciso de um convite para entrar. Outra opção é se cadastrar e esperar que um amigo/contato seu, que já esteja dentro da rede, te aceite.
Não se sabe ainda quando o app estará disponível para todos os celulares e se será aberto ao público um dia. A previsão é de que maio chegue para Android, mas não é certo.
Ficou interessadx em conhecer o Clubhouse? Conta pra gente depois se você já faz parte e o que está achando até agora.
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