Foram divulgados na manhã dessa segunda-feira (13) os indicados ao Oscar 2020, o prêmio mais importante do cinema.
O grande campeão em indicações foi Coringa, que deve ao menos render um troféu para o ator Joaquin Phoenix. O longa teve 11 indicações, incluindo a de Melhor Filme. É o maior número de indicações para um filme baseado em história em quadrinhos de todos os tempos! Esquentando a briga entre DC (dona do Coringa) e Marvel, em 2019 Pantera Negra, da Marvel, também foi indicado a Melhor Filme, mas teve ao todo “apenas” 7 indicações.
Entre as atrizes, a Viúva Negra de Vingadores Scarlett Johansson concorre como Melhor Atriz (por A História de um Casamento, que você pode ver na Netflix) e melhor Atriz Coadjuvante por Jojo Rabbit, que estreia em 6 de fevereiro. Arrasou!
LEIA MAIS: VOCÊ SABIA QUE SCARLETT JOHANSSON QUASE NÃO FOI A VIÚVA NEGRA?
LEIA MAIS: O QUE JÁ SABEMOS SOBRE O FILME SOLO DA VIÚVA NEGRA
Kylo Ren, de Star Wars, ou melhor, o ator Adam Driver também está indicado, pelo filme A História de um Casamento, mas concorre com Joaquin Phoenix, então não deve ser dessa vez…
Alias, Vingadores: Ultimato e Star Wars: A Ascensão Skywalker competem na categoria Melhor Efeitos Visuais, que tem ainda O Rei Leão. Briga de gigantes! Você preferiu os efeitos de qual destes filmes?
Frozen 2 concorre com a música Into de Unknown ao prêmio de Canção Original, e deve ter uma performance ao vivo no palco. Infelizmente o filme não foi indicado como Melhor Animação, mas a categoria tem concorrentes fortes: Toy Story 4, Como Treinar seu Dragão 3, a produção em stop-motion (feita com bonecos fotografados quadro a quadro) Link Perdido e as produções da Netflix Klaus – um conto fofíssimo de natal – e Perdi Meu Corpo.
LEIA MAIS: CRÍTICA: ‘FROZEN 2’ ELEVA ELSA À MÁXIMA POTÊNCIA
Adoráveis Mulheres, baseado em um clássico da literatura, que estreou nesta quinta (9) concorre como Melhor Filme, Figurino , Trilha Sonora e ainda Atriz Coadjuvante, para Florence Pugh, e Atriz, para Saoirse Ronan.
Margot Robbie, a Arlequina, também pode sair premiada! Ela foi indicada como atriz coadjuvante por Escândalo, filme tenso sobre um caso de assédio. Malévola: Dona do Mal também está entre os indicados, mas na categoria Melhor Maquiagem e Cabelo. Merecido!
LEIA MAIS: PARA MARGOT ROBBIE, AS IMPERFEIÇÕES DE ARLEQUINA A FAZEM SER TÃO QUERIDA
E tem Brasil no Oscar! O documentário Democracia em Vertigem, disponível na Netflix, concorre como Melhor Documentário.
E infelizmente há quem ficou de fora: Jennifer Lopez estava cotadíssima para concorrer pelo filme As Golpistas, mas não rolou, assim como a canção de Beyoncé, Spirit, da trilha sonoro de O Rei Leão, a música da Jasmine em Aladdin, Speechless, e a música da Taylor Swift para Cats, Beautiful Ghosts, todas esnobadas. A atriz Lupita Nyong’o também merecia concorrer pelo terror Nós, assim como o ator Taron Egerton, que interpreta Elton John no filme biográfico Rocketman.