‘Stranger Things 3’ está cheia de referências a filmes dos anos 80

Quem não ama caçar referências em séries e filmes? Stranger Things, série da Netflix, ganhou o coração de muita gente não só por apresentar uma história muito emocionante, mas também por resgatar vários filmes e outras coisas marcantes da cultura pop dos anos 80! A nova temporada de Stranger Things não foi diferente e tem muitas referências, chegando a ter momentos e personagens idênticos aos de obras clássicas da época.

LEIA MAIS: VOCÊ PEGOU TODAS AS REFERÊNCIAS DE ‘TURMA DA MÔNICA – LAÇOS?’

Pensando nisso, selecionamos alguns filmes que claramente foram referências para a nova temporada, ou até mesmo foram citados em algum episódio. Assim, se você gosta de conhecer novos filmes, pode pegar a lista abaixo e assistir todos, vendo como muitos detalhes foram homenageados na série! CUIDADO, ESSA MATÉRIA CONTÉM ALGUNS SPOILERS

Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)

No primeiro episódio, quando Dustin (Gaten Matarazzo) está de volta à Hawkins e tente chamar os seus amigos pelo seu walkie-talkie, ele se identifica como “líder dourado”. Esse nome vem diretamente do primeiro filme da clássica trilogia Star Wars, Star Wars: Uma Nova Esperança, onde o exército dos mocinhos, conhecidos como aliança rebelde, se intitulam como “Líder Dourado”. Deixando bem claro que Dustin é um grande fã de Star Wars.

A Bolha Assassina (1988)

Durante toda a temporada, Stranger Things 3 se baseou muito em um estilo de terror conhecido como “Gore”, que é aquele terror mais grotesco e físico. Vimos isto principalmente no segundo episódio, quando o monstro, conhecido como Devorador de Mentes, se alimentava das suas vítimas atacando diretamente a boca com um dos seus tentáculos. Assim, é bem claro que a os criadores tenham usado como referência para o ataque desse monstro o filme A Bolha Assassina!

A Bolha Assassina conta a história de estudantes que descobrem uma estranha substância gelatinosa que derreta a carne humana (Mais ou menos como o Devorador de Mentes fez em ST3). Essa substância nojenta começa a evoluir e crescer descontroladamente, atacando alguns moradores, até que uma equipe do exército é enviada para detê-la.

Exterminador do Futuro

A referência mais escancarada de toda a nova temporada com certeza se trata do personagem Grigori (Andrey Ivchenko), o espião russo. Sua forma de andar, de lutar, de falar e até sua semelhança física, tudo lembra o ator Arnold Schwarzenegger como o Terminator em Exterminador do Futuro. Claramente se trata de uma grande homenagem, que chega a impressionar pela semelhança. A referência fica mais óbvia no quinto episódio, quando o espião está perseguindo a Joyce (Winona Ryder) e o Hopper (David Harbour).

Exterminador do Futuro é um dos clássicos do cinema dos anos 80 e conta a história de um robô do futuro que viaja de 2029 a 1984, com o objetivo de matar Sarah Connor (Linda Hamilton) e impedir que a mesma tenha um filho que futuramente liderará uma equipe de rebeldes que lutará com a Skynet, um sistema de inteligência artificial que detonará um holocausto nuclear.

Duro de Matar

Duro de Matar é um filme clássico que revolucionou o cinema de ação dos anos 80 e em Stranger Things a obra é referenciada duas vezes. A primeira acontece no quarto episódio, quando a Erica (Priah Ferguson) entra nos dutos de ventilação do shopping para tentar encontrar a base secreta dos russos. Todo o visual e a forma como ela filmada faz uma clara referência ao filme.

A segunda vez acontece também no quarto episódio, quando o xerife Hopper aponta uma arma para o espião russo Grigori, anunciando que vai atirar nele. O russo diz que ele não fará isso, já que ele é policial e policiais possuem regras. A cena lembra muito uma de Duro de Matar, tendo semelhança até em seus diálogos.

Duro de Matar conta a história de John McClane (Bruce Willis), um policial que está em uma festa de fim de ano da firma que é interrompida por terroristas que invadem o edifício, fazendo com que John perceba que ninguém poderá resolver a situação, a não ser ele mesmo.

Christine, o Carro Assassino

As histórias do renomado autor de livros de terror Stephen King (autor de IT – A Coisa), sempre foram referência para várias cenas de Stranger Things e a terceira temporada não foi diferente. No oitavo episódio, quando Billy (Dacre Montgomery) aparece dentro de um carro quando os jovens estão tentando sair do shopping para resolver algumas coisas, vemos uma clara referência à um filme baseado em um dos livros de Stephen, Cristine, o Carro Assassino. Quando o carro liga e a turma se assusta, ele parece estar assombrado, não dando para ver quem está lá e este momento lembra bastante como o tal carro aparecia nas cenas do filme.

Christine, o Carro Assassino conta a história de Arnie (Keith Gordon), um jovem apaixonado por seu carro, que ele chama de Christine. A obsessão que Arnie desenvolve pelo veículo começa a assustar os seus amigos – e aconteceu o mesmo com o antigo dono antes de vender o automóvel. Neste momento eles percebem que a única forma de salvar o seu amigo dessa obsessão é destruindo Christine.

LEIA TAMBÉM:

INSTA DE DAVID HARBOUR PODE TER PISTAS SOBRE O FUTURO DE HOPPER EM ‘STRANGER THINGS’

5 MÚSICAS QUE ERAM HITS NA ÉPOCA EM QUE SE PASSA ‘STRANGER THINGS 3’

Já assistiu a terceira temporada de Stranger Things? Faltou alguma referência? Conta para a gente!

 

 

 

E aí, gostaram?

Comenta com a gente: