Lady Gaga é acusada de plágio por ‘Shallow’! Entenda a história

Depois da cantora Katy Perry ser acusada de plágio com a canção ‘Dark Horse’, acontece o mesmo com a diva Lady Gaga por ‘Shallow’, música que ganhou o Oscar de Melhor Canção nesse ano graças ao filme “Nasce Uma Estrela“. Além disso, o hit também rendeu um cover curioso da cantora Paula Fernandes, intitulado ‘Juntos’.

O que aconteceu é que o compositor Steve Ronsen recentemente abriu um processo contra Gaga e Mark Ronson, famoso músico que também assina a canção, os acusando de terem plagiado alguns trechinhos de ‘Shallow’. Steve alegou que três notas da melodia foram retiradas de ‘Almost’, faixa que abre o seu álbum Everything, de 2012.

Por mais que ‘Almost’ realmente lembre ‘Shallow’, o maior problema é que Steve está pedindo milhões de dólares como um espécie de compensação para que não precise levar o caso ao tribunal, fazendo os astros não passarem pelo o que ele mesmo chama de “humilhação pública”.

O problema é que, no mundo da música, algumas canções lembrarem outras é bem normal. Alguns acordes semelhantes não tornam o produto legalmente um plágio, e muitos especialistas na área acreditam que Steve está com receio disso acontecer, por isso está utilizando a desculpa de evitar humilhação.

Só que o compositor se esqueceu que não estava acusando qualquer pessoa, mas sim Lady Gaga, uma das mulheres mais poderosas do mundo e que não tem medo de enfrentar qualquer problema, como já pudemos ver em várias fases da artista.

Assim, Gaga já acionou o seu advogado, que mandou a seguinte nota para a imprensa. “O sr. Ronsen e seu advogado estão tentando fazer dinheiro fácil às custas de uma artista bem-sucedida. Isso é vergonhoso e errado. Eu aplaudo Lady Gaga por ter a coragem e a integridade de se defender em nome de artistas bem-sucedidos que se encontram no lado recebedor de tais acusações. Se o advogado prosseguir com esse caso, Lady Gaga irá lutar vigorosamente e irá prevalecer.

Agora o jeito é esperar para ver como essa história irá se desenrolar. Porém, como falamos acima, é muito comum que aconteçam essas semelhanças entre músicas e isso gerar processos que, em sua maioria, são casos perdidos. Ainda mais quando se trata de artistas que não são tão conhecidos pela mídia, o que deixa mais claro que se trata de uma incrível coincidência. Até porque no caso de Gaga e Mark, a canção foi lançada há quase um ano!

Compare as duas canções:

O que você acha? Parece ou é só uma coincidência?

Leia mais

NASCE UMA ESTRELA: CURIOSIDADES E RECORDES DO FILME DA LADY GAGA

NASCE UMA ESTRELA E NASCE UM MONTE DE OSCAR TAMBÉM

E aí, gostaram?

Comenta com a gente: