Representatividade: Conheça 5 livros com personagens da comunidade LGBTQIA+!

Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+ e há muito para ser comemorado! A representatividade de pessoas dessa comunidade está crescendo com o passar dos anos, mas ainda precisa aumentar bastante.

Pensando nisso, reunimos aqui alguns livros – nacionais e internacionais – que tem como protagonistas personagens LGBTQIA+! Confira:

“Vermelho, Branco e Sangue Azul”, de Casey McQuiston

Prontxs para um romance de tirar o fôlego? É isso que Casey McQuiston faz ao criar essa história! Alex Claremont-Diaz é o filho da presidenta dos Estados Unidos e acabou se tornando o queridinho da imprensa. Ele tem tudo para seguir os passos da mãe e, quando sua família é convidada para um cassamento da realeza britânica, ele tem seu primeiro desafio: lidar com Henry, o príncipe mais novo com quem Alex é sempre comparado

“Conectadas”, de Clara Alves

E vamos de livro brasileiro! Raíssa e Ayla são duas meninas que se conheceram jogando um game muito famoso e ficaram super próximas. Elas começam a desenvolver sentimentos uma pela outra, mas com um detalhe: Raíssa usa um avatar masculino e Ayla acredita que está conversando com um menino. Quando surge um evento sobre o game em que as duas querem ir, o que será que vai acontecer?

“Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo”, de Benjamin Alire

Os nomes são bem incomuns, mas esses dois são apaixonantes! Ari é um adolescente que está entediado no verão. Sem muitos amigos, o boy gosta de ir até a piscina comunitária e lá, encontra Dante. Os dois são bem diferentes e precisam lidar com acidentes, distância e sentimentos. Depois de passar um ano longe de Ari, Dante volta para sua cidade natal e a relação dos dois pode não ser a mesma.

“Tipo Uma História de Amor”, de Abdi Nazemian

Reza é um jovem iraniano que, na década de 80, se muda para Nova York com sua mãe e passa a viver com seu padastro e filho. Ele sabe que é gay há muito tempo, mas esconde isso de todo mundo por medo. Mas, quando Reza passa a estudar em uma nova escola, conhece Judy e Art, dois jovens super descolados. A girl, então, começa a ter sentimentos por Reza que, por sua vez, gosta de Art. Além do romance, essa história também é sobre amizade e autodescobrimento.

“Felix Para Sempre”, de Kacen Callender

Felix Love é um jovem negro, queer e transgênero que nunca se apaixonou – o que ele considera uma ironia, já que seu sobrenome significa amor. Ele quer muito saber como é se sentir dessa maneira e acha que é muito fácil para todo mundo, menos pra ele. As coisas começam a ficar tensas quando um estudante expõe fotos de Felix antes da transição, ele começa a criar um plano de vingança, acaba se metendo em um triângulo amoroso e tudo muda.

Depois de todas essas indicações, fica a dúvida: Qual você vai ler primeiro?

Você também pode gostar de:

‘Monstros no trabalho’: Disney divulga trailer e data de estreia da série de ‘Monstros S.A.’

Thalles, o Nem de ‘As Five’, canta sobre as emoções na pandemia em seu primeiro single em português