Representatividade! Animações da Disney que abordam culturas de outros países

As novas animações da Disney, mais do que nunca, andam abordando novas culturas. Com isso, ressaltam a importância da representatividade e de trazer para as telonas outras realidades e tradições de outros países.

Por isso, listamos 4 filmes que trazem a diversidade. Confira abaixo:

1- “Encanto” (Colômbia)

A nova na animação da Disney, “Encanto”, está em cartaz nos cinemas, com sucesso de bilheteria. A trama acompanha os Madrigal, uma família extraordinária que vive em um lugar conhecido como Encanto.

A magia deste lugar abençoou a todos com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Exceto Mirabel, que vai atrás de seu poder sozinha. A produção é ambientada na Colômbia e apresenta a dança, comida, arquitetura e costumes típicos da região.

2 – “Raya e o Último Dragão” (Sudeste Asiático)

Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, Raya tem que rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.

“Raya e o Último Dragão” tem o Sudeste Asiático como inspiração de cenário. É possível enxergar os elementos culturais típicos da região, como as vestimentas, comida, arquitetura e lutas.

3 – “Moana” (Polinésia)

“Moana: Um Mar de Aventuras” apresenta uma jovem que parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível.

A produção é baseada nas ilhas da Polinésia Francesa, localizadas na Oceania. A cultura da Polinésia é abordada no filme com a inserção de elementos típicos, como: tatuagens, arcos de flores, dança, músicas, e a paisagem exuberante da produção com o oceano e montanhas ao fundo.

4 – “Frozen” (Noruega)

“Frozen: Uma Aventura Congelante” apresenta a história de Anna e Elsa, duas irmãs que cresceram isoladas em um castelo. Quando chega o dia de Elsa ser coroada como rainha, um acidente envolvendo o seu poder de gelo acontece e ela decide fugir e viver isolada. Sua irmã Anna decide se aventurar e encontrar Elsa para trazer a irmã de volta e acabar com o frio.

Por fim, o reino de Arendelle, local onde se passa o filme, é baseado na cidade de Bergen, localizada na Noruega. A arquitetura, as vestimentas, os animais típicos (por exemplo, o alce Sven) e, claro, a neve, são algumas características presentes na cultura do país.

Você também pode gostar de:

João Victor fala sobre representatividade e enaltece seu personagem em ‘Mila no Multiverso’

‘Rebelde’, ‘Riverdale 5’ e mais: As novidades de janeiro na Netflix

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *