Quais são as semelhanças e diferenças entre 'Mulan' animação e live-action?

Em 26 de março mais uma animação clássica da Disney ganha vida nova em uma versão live-action na linha de A Bela e a Fera (2017) e Aladdin (2019). Mulan, a garota chinesa que vai à guerra disfarçada de homem, chegou aos cinemas em 1998 como animação, e agora retorna com atores reais. O novo filme segue a trama original, porém traz grandes mudanças.
Na animação:

Mulan disfarçada de homem no exército

No filme: 
Mulan encontra o exército fingindo ser homem

LEIA MAIS:
LILO & STITCH’ VAI GANHAR UM LIVE ACTION!

CONHEÇA JONAH HAUER-KING, O ATOR QUE VIVERÁ O PRÍNCIPE ERIC EM ‘A PEQUENA SEREIA’

O filme começa com um exercito inimigo invadindo a China e destruindo cidades e vilarejos, como acontece na animação. A maior diferença que já podemos notar está na liderança desses invasores: se no desenho tínhamos Shan Yu, agora temos Bori Khan, que até se parece com o personagem antigo, porém tem a companhia de uma feiticeira. A nova personagem se chama Xian Lang e tem poderes mágicos inclusive para se transformar em um falcão, que era o pet de Shan Yu.

Xian Lang é a feiticeira que só aparece na nova versão de ‘Mulan’

Mulan vai para a guerra para salvar o pai, já que ele é convocado e, por já estar velho, correr o risco de não sobreviver no campo de batalha. Até aí tudo igual. O trailer mostra que o filme terá momentos icônicos da animação, como o treinamento dos soldados, a batalha nas montanhas cheias de neve, e o icônico clímax com Mulan no telhado da cidade Imperial, tudo para tranquilizar os fãs do original que se enfureceram ao saber que as músicas e o cômico dragão Mushu foram cortados – a diretora Niki Caro revelou que as mudanças foram feitas para que a história tenha uma abordagem mais realista.
Na animação:

No filme: 

Outra mudança: o cabelo de Mulan parece continuar comprido do começo ao fim do filme, diferente do desenho, no qual ela o corta para fingir ser homem.
Vemos também uma luta entre Mulan e Xian Lang. Enquanto brigam, a vilã diz: “Você vai morrer fingindo ser uma coisa que não é”, deixando a impressão de que a bruxa conhece o segredo de Mulan, e talvez represente a consciência da heroína – que era a função de Mushu. Mulan responde, dizendo “mas eu estou aqui, provando que existe um lugar para pessoas como nós”, já que agora há duas mulheres na guerra, enquanto na animação Mulan apenas interagia com personagem homens. Já estamos ansiosos para ver no que essas novidades vão dar!