Ícone do site Festival Teen

PodFest: Laura Castro fala sobre representatividade de seus personagens

Princesa, rainha, cantora e atriz, Laura Castro é a primeira convidada do PodFest, o podcast do Festival Teen. Em um papo descontraído e animado com as apresentadoras Juju Franco e Gigi Braggion, ela contou um pouco sobre sua vida pessoal e profissional.

Ariel

A integrante da girl group BFF Girls começou falando como foi a experiência de dublar a Ariel, no filme “A Pequena Sereia”. Com 21 anos, ela é a responsável por trazer o jeitinho brasileiro para a princesa, que marcou gerações. Além disso, ela explicou o quanto esse trabalho agregou na sua vida pessoal, ao ver uma princesa preta nas telonas.

Ao longo da minha infância, faltou muita representatividade nas coisas que eu assistia. Eu cresci em um ambiente muito branco, as pessoas à minha volta eram brancas. Eu não tinha nenhum amigo preto quando eu era pequena. Quase não tinha isso no meu ciclo social e não me sentia vista“, revelou.

O impacto da representatividade na vida dessas crianças, um dia já mudou a de Laura: “A primeira princesa preta, a Tiana, de ‘A Princesa e o Sapo’, mudou a minha vida. Eu sei muito bem a diferença que a representatividade faz pra gente. Na nossa autoestima, no que a gente acredita do que a gente é capaz. Cria sonhos!

Por isso, a dubladora sabe o peso que seu trabalho tem sob essas crianças e gerações de crianças. “Trazer uma releitura de uma princesa que já existia, só que agora mostrando que ela também pode ser preta, é uma coisa muito poderosa. Não só pras próximas gerações, mas também pras gerações de antes, que viam essas princesas sendo brancas e não viam outras princesas pretas. Poder fazer parte dessa história não tem preço.

Além disso, Laura conheceu pessoalmente a atriz Halle Bailey, a atriz responsável pelo live-action da sereia.

Foi uma experiência surreal. Não só porque eu tava vendo ela todos os dias, dublando ela, olhando a boca dela minimamente, mas porque eu também acompanhava ela, revelou. Eu falei que ela é muito amada no Brasil, e que a representatividade tem um peso muito grande aqui. Ela chorou, se emocionou e me abraçou. Foi muito especial.”

Rainha Charlotte

Além da princesa, Laura também fez a voz da série da Netflix, “Rainha Charlotte“. Ela revelou que o trabalho veio antes do filme da Disney, mas que a importância segue a mesma da sereia.

“A primeira protagonista que eu peguei foi a Rainha Charlotte. Tanto a ela, quanto a ‘A Pequena Sereia’, elas ocupam esse espaço de representatividade e de imaginar pessoas pretas em posições de fantasia, de realeza, de nobreza, sabe? Estou muito feliz de poder fazer parte disso”,

Além disso, Laura Castro teve que dublar cenas quentes durante as cenas e revelou que até pedia para os familiares pularem esses momentos da série.

“Pra quem nunca assistiu ‘Bridgerton’, ou todo universo, existem cenas quentes e tudo a gente tem que dublar, inclusive, esse tipo de cena. Foi um desafio pra mim, imagina você ta em um estúdio, rolando aquela cena na sua frente e no mesmo ambiente a diretora, o técnico. As vezes, nesse caso em específico, eu fiz escutando o dublador do George. Então foi todo um negócio”, finalizou.

Os episódios do PodFest irão ao ar no canal do Youtube do Festival Teen quinzenalmente. Além disso, todos os cortes e novidades sobre o programa estarão disponíveis no InstagramTikTok e no próprio canal do Youtube. 

Por fim, além da Laura Castro, os outros nomes já confirmados no programa são: Ananda e Bela Fernandes, que juntas somam mais de 18.2 milhões nas redes sociais.

Você também pode gostar de:

Acabou! ‘Riverdale’ chega ao fim com quadrisal e controvérsias

Conheça a história de ‘Fallout’, próxima adaptação da Prime Video

Sair da versão mobile