É um momento histórico para as mulheres negras norte-americanas! Pela primeira os três principais concursos de beleza dos Estados Unidos (Miss USA, Miss Teen USA e Miss America) coroaram negras como vencedoras. Esse feito inédito mostra que esses eventos estão mudando, e para melhor.
O time de campeãs é formado por Cheslie Kryst (Miss EUA), Nia Franklin (Miss America) e Kaliegh Garris (Miss Teen USA). A primeira é advogada, especializada em Direito Civil e representante da Carolina do Norte durante o concurso. Ela busca mudanças no sistema judiciário americano com seu trabalho, ajudando prisioneiros sentenciados injustamente a reverterem suas penas sem pagar um advogado.
Já a segunda, representando Nova York, é formada em música, cantora de ópera e professora. Nia já escreveu mais de 100 canções ao longo da vida! Há anos ela integra o projeto Sing for Hope, no qual voluntários se apresentam em escolas com poucos recursos, centros comunitários e unidades de saúde.
Kaliegh é a mais nova do trio, estando ainda no Ensino Médio. A jovem representou o estado de Connecticut e sonha em ser enfermeira um dia. Além disso, é fundadora do projeto We Are People 1st, que cria lições interativas para tirar a conotação negativa de assuntos delicados em sala de aula, como problemas de saúde e deficiência.
Ela e Cheslie ganharam destaque na competição por usarem os cabelos naturais. A Miss Teen USA contou em entrevista à plataforma Refinery29 que foi aconselhada à alisar o cabelo, alegando que seria uma “vantagem para ganhar”. Contudo, ela revelou que se sente mais confiante e confortável com os fios encaracolados.
O discurso de empoderamento e dedicação às causas sociais foram um diferencial das três vencedoras. Faz pouco tempo que esses concursos aceitam mulheres negras na competição. A primeira Miss negra dos EUA foi Vanessa Williams, coroada em 1953 pelo Miss America.
O mais próximo que se chegou desse feito histórico foi em 2012, quando duas negras foram coroadas simultaneamente como Miss Teen EUA e Miss EUA. Mas agora, Cheslie, Kaliegh e Nia entram para a história dos concursos de beleza.
Leia mais
IZA SE EMOCIONA AO FALAR DE REPRESENTATIVIDADE NEGRA
5 CANAIS DE YOUTUBERS NEGROS QUE TODO MUNDO PRECISA CONHECER!