Malu Mader e diretora de ‘Mila no Multiverso’ falam sobre desafios, dimensões e processo criativo

O Disney+ está investindo pesado em produções nacionais e “Mila no Multiverso” é um dos resultados. A série já merece destaque por ser a primeira ficção científica nacional da plataforma, além de contar com grandes nomes no elenco.

O Festival Teen teve a oportunidade de visitar o set, acompanhar as gravações e ainda conversar com os atores. Todos os detalhes vocês encontram nos destaques do nosso Instagram. Mas agora vamos falar desse elenco maravilhoso!

Malu Mader, famosa por conta de diversos filmes e novelas, está entre as estrelas da série. Ela será Elis, a mãe da protagonista Mila, que descobrirá a existência de outras dimensões. Acontece que, por estarmos lidando com multiverso, Malu tem o desafio de interpretar várias versões da mesma pessoa.

“É complexo falar da minha personagem…”, começa. “Existe a Elis, mãe da Mila, que é uma cientista muito obcecada pelo trabalho, como todo grande cientista, né? Ela de cara já tem a questão de ficar um pouquinho distante da maternidade, mas não tanto. No fundo é como todo pai e mãe que trabalha muito“, explicou Malu a respeito da versão “principal” de Elis.

As múltiplas Elis

A personagem, então, irá viajar para outros lugares e iremos conhecer as demais versões. “Em outros universos ela é a Elis X, a Elis Olena… E a Elis Olena, por exemplo, também é uma cientista, mas do universo alquímico. Lá ela é reconhecida já, tem outra postura diante da vida.”

Contudo, o mais interessante é que a série optou por não deixar essas diferenças óbvias. Tudo é muito sutil, para que até o público se confunda. “Quando a Mila viaja pra outro universo, ela tem que achar que eu sou a mãe dela do primeiro universo. Ela tem que chegar lá e falar ‘essa não é minha mãe’. Mas como que ela percebe? É bem complexo”, conta. 

A atriz explica que isso acontece porque, dentro da série, é a consciência que viaja entre as dimensões e se instala num corpo. Ou seja, o personagem não se torna outra pessoa. Embora seja algo muito legal na história, Malu Mader confessou ser um desafio na hora da atuação.

“Está sendo bem trabalhoso. Em uma [versão de Elis] eu sou destra, na outra canhota, em uma sou muito concentrada em descobrir alguma coisa, na outra já sou uma cientista reconhecida… É bem divertido”. Para não esquecer de aplicar as mudanças em cena, Malu conta com a ajuda da equipe. Imaginem só a confusão que deve dar na cabeça de todos?

Diversidade e identificação

A diretora Julia Jordão é uma dessas pessoas que auxiliam não só Malu, mas todo o elenco para manter a continuidade na história. Durante nossa entrevista com ela, a profissional enalteceu essa característica da série, pois, através do multiverso, o enredo consegue explorar a diversidade.

“A gente procura falar sobre isso, de como a diversidade é positiva. Cada universo é diferente e cada um tem uma característica especial, mesmo com seus defeitos. E nós somos assim. Todo mundo tem suas qualidades e defeitos, e é você precisa saber aceitar essas diferenças”, compartilha.

Além do enredo, essa pluralidade ´´e vista também no elenco. “Mila no Multiverso” se propõe a entregar uma história em que as pessoas se identifiquem, enquanto curtem uma aventura jovem. Júlia até usou como exemplo a protagonista, que tem a empatia como uma característica muito forte. Mila irá levar esse sentimento a outros universos, além de defender fortemente aqueles que ama.

“A gente precisa voltar a olhar um para o outro, nós somos todos seres humanos vivendo nessa bola rochosa girando em volta do sol. Então a gente tem que se olhar, se aceitar, entender as diferenças, pra conviver um com o outro”, enfatizou a diretora.

Criação do multiverso

Julia ainda deu mais detalhes sobre a construção dos universos, que foi tão trabalhoso quanto Malu dando vida as várias versões de Elis. Segundo ela, é preciso pensar nos mínimos detalhes, desde sistema monetário até governo, para que cada dimensão se sustente e seja crível.

A profissional usou como exemplo o universo alquímico. Lá não existe plástico, pois aquela sociedade já sabia de antemão os problemas futuros que o material traria. De acordo com Julia, essa “regra” precisa ser aplicada com atenção para que a gente compre a ideia. “Não adianta só falar que não tem plástico, eu tenho que ver.”

Agora, se tem um assunto que Malu Mader e Julia Jordão concordam é em trabalhar com um elenco jovem. Ambas comentaram sobre a alegria deles no set, além de enaltecerem a dedicação e talento de cada um.

“Eu me lembro bem dos primeiros trabalhos importantes, da felicidade que era ter uma personagem que ia ser vista, que eu ia poder me comunicar com as pessoas e mandar algum recado”, relembra a intérprete de Elis. “[Pra eles] é tudo novidade, então tudo fica com um olhar muito. Não tem tédio”, apoia Julia.

“Mila no Multiverso” ainda não tem uma data de estreia, mas a previsão é para 2022. Vamos manter vocês por dentro de todas as novidades da série!

Você também pode gostar de:

Primeiro trabalho e inspiração em ‘Mulan’: Conheça Yuki, a Juliana de ‘Mila no Multiverso’

Disney+ terá a primeira produção brasileira de ficção científica! Conheça ‘Mila no Multiverso’