Fãs dos parques Disney pedem que ‘A Princesa e o Sapo’ substitua filme racista como tema de atração

Fãs e frequentadores dos parques da Walt Disney World, em Orlando, nos EUA, aproveitaram a onda de manifestações pelo fim do racismo e da violência contra a população negra para organizar na internet um pedido bem pertinente: a retirada das referências a um filme racista de uma atração do Magic Kingdow.

A atração em questão é a montanha russa Splash Mountain, um dos brinquedos mais populares e divertidos do parque, inaugurada em 1992, na qual você embarca em um tronco flutuante e passeia por um pântano do sul dos Estados Unidos cheio de animais até despencar de uma queda da altura de cinco andares e se molhar muito. A temática da atração, com suas músicas, personagens e cenários é do filme Canção do Sul.

A Splash Mountain no Magic Kingdow (foto: disneyword.disney.go.com)

Acontece que o filme, lançado pelos estúdios Disney em 1946, é considerado racista por estereotipar a cultura da comunidade afroamericana, romantizar a escravidão e relativizar a condição do negro pós abolição da escravatura.  

A Canção do Sul é tão controverso que nunca foi lançado em vídeo, não é exibido desde a década de 80 e não está no catálogo da Disney Plus. Ou seja, a maior parte do público que se diverte na Splash Mountain não conhece o filme. Se até a Disney quer esquecê-lo, porque manter a atração com seus personagens no parque?

Os personagens do filme ‘A Canção do Sul’ são o tema da Splash Mountain (foto: disneyword.disney.go.com)

Os fãs inclusive sugeriram uma solução: mudar o tema da Splash Mountain para A Princesa e o Sapo. O filme de 2009 é protagonizado por Tiana, a primeira princesa Negra da Disney. No longa, ela é transformada em sapo e se aventura por pântanos perigosos para reverter a magia e voltar a ser humana.

Os dois filmes são ambientados na mesma região dos EUA, o que não descaracterizaria o passeio da atração, porém os elementos de A Princesa e o Sapo agregariam muito à experiência, inclusive por se tratar de uma história representativa e tão amada. Fica a dica, Disney!

Se você ainda não conhece A Princesa e o Sapo, olha só que filme maravilhoso:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *