“Nós”, do diretor Jordan Peele, é uma história aterrorizante que vem fazendo muito sucesso pelo mundo a fora. Em sua estreia, no último dia 21, o filme conseguiu desbancar Capitã Marvel da liderança nos cinemas norte-americanos, arrecadando US$ 70 milhões no primeiro final de semana! É a maior estreia de uma obra de terror – antes o recorde era de Um Lugar Silencioso,
VER MAIS: CAPITÃ MARVEL: DESCUBRA CURIOSIDADES DESSA HEROÍNA
Sobre o que fala esse filme?
Adelaide (Lupita Nyong’o – A Nakia de Pantera Negra) e seu marido Gabe (Winston Duke – O M’Baku, também de Pantera Negra) levam seus filhos para passar as férias em sua antiga casa de praia, esperando se desconectar um pouco da vida urbana e passar um tempo com os seus amigos (Elisabeth Moss, de The Handmaid’s Tale e Tim Heidecker, de Missão Madrinha de Casamento). Mas quando a noite cai, um grupo misterioso chega e muda tudo: a família se torna refém de 4 pessoas que são exatamente iguais a eles, como clones.
“Nós” é de longe um dos melhores filmes de 2019 e com certeza marcará o Oscar 2020! Principalmente por trazer um terror capaz de mexer com o psicológico de forma muito original, tendo como apoio um elenco de peso e uma fotografia que deixa qualquer um com os olhos brilhando. Se você já assistiu, deve ter percebido que a produção traz várias mensagens que ficam no ar, referências e outras dicas que não são fáceis de pegar na primeira vez que assiste.
Entenda as possíveis metáforas e referências:
O FINAL
ATENÇÃO SPOILERS! Se você se sentiu um pouco perdidx no final do filme, estamos aqui para esclarecer alguns pontos importantes da história que podem ajudar no seu entendimento da obra:
A Adelaide original, realmente, era aquela que virou a líder do povo das sombras! Quando no início vemos a criança sendo atacada pelo seu clone, elas trocaram de lugar, inclusive essa é a razão pela qual ela é a única que falava do grupo. Ademais, a sua dificuldade em falar é justamente por ter sido enforcada no início;
Na última cena vemos que o pequeno Jason (Evan Alex), descobriu o segredo de sua mãe e pretende guardar o segredo para sempre. Inclusive, é por conta disso que ele abaixa a sua máscara de Chewbacca, famoso personagem da saga Star Wars, porque a partir daquele momento, eles vão viver sob segredos e máscaras;
JEREMIAS 11:11.
A mensagem que aparece no início e mais algumas vezes no decorrer, é uma pista do que veremos a seguir. Trata-se de um versículo da bíblia que diz o seguinte: “Portanto assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar; e clamarão a mim, mas eu não os ouvirei.” Uma clara mensagem de que algo virá, causará caos, e as pessoas não terão como fugir.
METÁFORAS
Diferente de seu outro filme, “Corra!”, aqui o diretor não quis falar sobre questões raciais e deixa isso claro na cena de abertura com os coelhos. Lá ele mostra coelhos de cores diferentes, todos presos nas mesmas jaulas, mostrando como tanto as pessoas brancas como as negras estão aprisionadas sem direito de escolha na história.
Na verdade, “Nós” traz uma provável metáfora aos imigrantes, uma pauta muito importante que vem sido discutida ao redor do mundo e, principalmente, nos Estados Unidos. Assim como as sombras, os imigrantes se sentem marginalizados, não sabem falar inglês (assim como os duplos), são obrigados a passar por situações difíceis, enquanto outras pessoas tem privilégios. Essa teoria se concretiza logo no começo do filme, onde a sombra da Adelaide fala: “Nós somos americanos!”. Porque no fim, não importa se as pessoas vieram de outro lugar, elas trabalham no país, ajudam na construção e manutenção da economia e da história, por isso se sentem parte da sociedade, como realmente são!
Tanto pela cena dos coelhos enjaulados, como no decorrer do filme mostrando a história dos clones, fica claro que os duplos na verdade somos nós mesmos! Nossa parte mais escondida, mais primal, onde priorizamos os nossos sentimentos, vontades e desejos, mas que escondemos para viver sobre mascarás, sem escolhas, e repetindo movimentos e atitudes por conta de convenções sociais. Essa mensagem é justamente um alerta e a tesoura que os duplos usam remete a um aviso de que devemos cortar esse cordão umbilical que decide por nós, que devemos dar mais atenção para as nossas próprias escolhas e desejos.
“Nós” também é um filme extremamente divertido por inovar o gênero do terror, misturando horror, comédia e ficção cientifica. Mais ou menos como foi “Corra!”.
E você, já assistiu “Nós”? Pegou alguma mensagem que não citamos aqui? Conta para gente!