O ruivinho sempre surpreendendo! Na madrugada da última quinta-feira (08), Ed Sheeran lançou o clipe de “Old Phone”, seu single mais recente. Essa já é a segunda música lançada pelo artista neste ano e faz parte da campanha de divulgação do seu próximo álbum, que se chamará “Play” e já tem data de lançamento confirmada: 12 de setembro.
O novo projeto marca o fim da chamada “era matemática” do cantor e dá início a um novo ciclo de cinco álbuns, que a princípio serão nomeados com base nos botões de toca-fitas antigos: Play, Pause, Rewind, Fast-Forward e Stop. Os nomes foram definidos por Sheeran desde os 19 anos, quando, obcecado pela obra do diretor Quentin Tarantino, descobriu que o cineasta planejava lançar apenas 10 filmes. Foi então que Ed decidiu copiar o ídolo e começou a pensar nos nomes de seus futuros álbuns.
Até agora, o cantor já lançou as músicas “Azizam” e “Old Phone”, além de vídeos de bastidores e trailers do novo projeto. Por isso, nós do FT já preparamos tudo o que você precisa saber sobre essa nova era!
Azizam
“Azizam” foi o primeiro single do novo álbum, lançado em 4 de abril. A música resgata o pop percussivo característico de Sheeran desde Shape of You, mas com influências da música persa.
A ideia surgiu do produtor iraniano Ilya Salmanzadeh, que sugeriu explorar ritmos diferentes, inspirados na cultura de seu país natal. Sheeran topou o desafio e começou a experimentar no estúdio com ritmos e melodias persas, até que, durante a composição do refrão, percebeu que uma palavra persa poderia encaixar bem na lacuna lírica que estava tentando preencher.
Foi então que Ilya sugeriu “Azizam”, que significa “meu amor” em farsi (língua persa).
Para celebrar ainda mais essa cultura, o cantor lançou um clipe ambientado em um casamento persa, uma festa que, segundo Ilya, representa bem os principais aspectos de seu povo.
Old Phone
Lançada no dia 1º de maio, “Old Phone” tem uma vibe bem diferente de “Azizam”. A música é mais intimista, começando com Ed e seu violão, enquanto canta: “Hoje, encontrei meu celular antigo”. Nela, o artista explora momentos de tristeza e melancolia, despertados pelas mensagens encontradas no aparelho.
Tudo isso acontece porque durante um processo judicial que acusava o cantor de plágio, Ed precisou acessar seu antigo celular para buscar provas. Ele revelou que deixou de usar celulares em 2015, mantendo apenas um iPad para se comunicar por e-mail — uma espécie de detox digital. Por isso, o telefone ficou guardado por quase dez anos.
“A primeira mensagem, quando liguei o celular, era do meu amigo que faleceu. A segunda, uma discussão com minha ex-namorada. E a terceira, de um membro da família com quem não falo há dez anos. A experiência me impactou muito e decidi transformar isso em música”, explicou o cantor.
O lançamento do single veio acompanhado de um show exclusivo no “Old Phone Pub”, bar temporário criado pelo cantor para o clipe. A apresentação teve prévias de músicas do próximo álbum, mas para entrar, os fãs precisavam enviar mensagens antigas encontradas em seus próprios celulares. Posteriormente essas mensagens foram projetadas nas paredes do pub durante o evento, que pode ser visto no clipe oficial.
Ed Sheeran: do Subtract ao Play
O novo álbum de Sheeran, Play, chega às plataformas digitas em 12 de setembro e marca uma virada em relação ao disco anterior, Subtract. O último álbum teve um tom mais pesado, inspirado no período em que o cantor enfrentou o luto pela morte de um amigo próximo, enquanto sua esposa grávida recebia o diagnóstico de um tumor. O cantor retratou esse momento difícil no documentário Ed Sheeran: A Soma de Tudo, lançado em 2023 no Disney+.
Na época, a crítica recebeu Subtract muito bem e o considerou um dos melhores trabalhos da carreira do cantor. Agora, Ed aposta em uma nova sonoridade: “Play é a coisa mais empolgante que já fiz como artista até agora. Acho que traça uma linha sobre tudo o que já produzi e marca o início de um novo capítulo. São sons que ainda não exploramos na música pop ocidental.”
O álbum contará com 13 faixas, e os fãs já podem conferir o tracklist completo.
Além disso, Sheeran lançou um jogo interativo em seu site: ao digitar corretamente o nome de uma das novas músicas, um trecho da letra é revelado. Clique aqui para jogar e descobrir as faixas!
E aí, estão gostando da nova era do ruivinho? Contem pra gente!
Você também pode gostar de:
Isa Buzzi anuncia turnê 2.0 com shows esgotados
‘Fabulous’: a máscara que conquistou Ana Castela com volume, leveza e poder