A Turma da Mônica encanta há muitos anos os brasileiros por meio de gibis e agora, pela primeira vez, a história ganhou vida. O diretor Daniel Rezende foi incumbido de levar Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão aos cinemas e, como um verdadeiro fã, tinha como prioridade ser fiel à graphic novel escolhida.
“Tivemos que fazer algumas adaptações porque o cinema tem uma linguagem diferente, mas nós tentamos seguir à risca da história de ‘Laços‘. Ao mesmo tempo, tínhamos que respeitar o universo clássico que todo mundo cresceu vendo”, revelou ao FESTIVAL TEEN. “No final, trouxemos para o filme mais desse mundo do bairro do Limoeiro com o intuito do fã se identificar com a história na telona.”
Diante dessa tamanha responsabilidade, Daniel contou que desenvolveu uma técnica bem interessante para evitar infidelidades no enredo: ele deixava seu lado fã falar mais alto quando o lado diretor queria mexer na trama. Parece que essa “bipolaridade” foi a peça chave para tornar “Turma da Mônica – Laços” tão incrível.
Toda essa dedicação foi importante para agradar não só os fãs, mas também o criador. “Nosso termômetro era o brilho nos olhos de Maurício de Souza. E os olhos dele brilharam durante todo o processo de roteiro, escolha de elenco e filmagem”, confessou.
Inclusive, parte desse brilho veio do talento de Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira. A produção estava em busca de crianças carismáticas, cheias de vida e que o público gostasse de vê-las no cinema. Por isso Daniel optou por deixar o roteiro de lado e explorar o potencial de cada uma.
“Foi tudo na base da improvisação. A gente ensaiava, mas na hora da gravação eles faziam algo completamente diferente e eu deixava! Tudo girava em torno dos quatro. Inclusive, se precisasse fazer alterações, nós fazíamos para permitir que tudo saísse naturalmente.”
E parece que já podemos sonhar com uma continuação. O diretor tem intenções de fazer mais filmes sobre esse universo, tanto de “Lições” e “Lembranças” — continuações da graphic novel “Laços” — quanto das histórias dos gibis. Porém, tudo depende do sucesso de “Turma da Mônica – Laços“.
Por isso, não deixem de conferir o filme nos cinemas, que estreia dia 27 de junho. Você irá se emocionar assim como Maurício de Souza ao encontrar a turminha mais amada do Brasil.