Cats saiu vitorioso do Framboesa de Ouro, que é um Oscar ao contrário e premia os piores filmes de cada ano. O musical levou ao todo seis prêmios, incluindo Pior Filme, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Ator Coadjuvante (para James Corden) e Pior Atriz Coadjuvante (para Rebel Wilson).
Baseado em um musical da Broadway adaptado de um livro infantil, Cats sofreu duras críticas quanto estreou nos cinemas no final de 2019. No teatro, a história de um grupo de gatos de rua conquistou muitos fãs desde a estreia da montagem original, em 1981, mas a versão para cinema causou estranhamento no público.
Com efeitos especiais duvidosos, que misturavam o visual real dos atores com pelos, orelhas e caldas de gato gerados por computação gráfica – porém mantendo rosto, mãos e pés humanos – o filme chegou a virar piada nas redes sociais. O resultado foi um imenso prejuízo: arrecadou US$ 75 milhões em bilheteria, sendo que custou US$ 95.
Rolou até troca de shades por conta dos efeitos especiais ruins. No Oscar 2020, Rebel e Corden apresentaram a categoria Melhor Efeitos Especiais e disseram saber bem a importância de bons efeitos em um filme. A associação de profissionais da área rebateu a indireta, dizendo que nem os melhores efeitos salvam uma história mal contada.
Assista o trailer e avalie: