Ícone do site Festival Teen

5 canais de youtubers negros que todo mundo precisa conhecer!

Hoje é o Dia da Consciência Negra no Brasil. Como estou numa posição privilegiada de mulher branca, resolvi tentar dar um pouco de voz a quem pode realmente falar sobre ser negro neste país. Por isso, selecionei alguns canais incríveis para compartilhar com vocês, que me ensinam muito diariamente sobre raça, gênero, empoderamento e muitos outros assuntos.

Afros e Afins

A Nataly Neri é uma das criadoras de conteúdo mais legais da Internet, cientista em formação, feminista e vegetariana. Recomendo muito uma maratona dos vídeos dela, é um tapa na cara atrás do outro e muito aprendizado. Ela fala sobre cabelos, moda, beleza, raça, gênero e várias outras coisas de um jeito muito gostoso de ouvir.

DePretas

A Gabi Oliveira é formada em Comunicação Social, e vai te deixar apaixonado pela energia maravilhosa dela. Com um sorrisão no rosto, ela fala sobre relações “étnico-raciais a estética da mulher negra”. Vale muito a pena se inscrever.

Muro Pequeno

O canal do Murilo é com certeza uma das melhores descobertas do ano pra mim e espero que seja pra você também, caso ainda não conheça. Ele se descreve como: “uma bicha negra cristã e militante, fazendo uns vídeos aqui pra falar de sonhos, desafios e aleatoriedades, problematizando a vida, espalhando amor e viadagens por aí. “

Ana Paula Xongani

Empresária, mãe e criadora de conteúdo maravilhosa, a Ana Paula Xongani é a simpatia em pessoa. São 150 vídeos pra você maratonar e aprender a parar de falar besteira por aí, começando por essa aqui ó:

Spartakus Santiago

Negro, publicitário, nordestino, LGBT e little monster (<3), Spartakus Santiago também conversa com seu público sobre questões como racismo e LGBTfobia. Mais uma voz importante no Youtube pra gente enaltecer.

Bônus: também recomendo outro vídeo deste canal, com o título “Intervenção no Rio: como sobreviver a uma abordagem indevida”, esse foi um dos vídeos mais marcantes que já vi na vida.
Espero que tenham se sentido representados, ou, aprendido alguma coisinha com os vídeos recomendados! Que a gente consiga colaborar cada vez mais para uma sociedade mais amorosa, respeitosa, justa e sem preconteceitos.
E aí, já conhecia todos os canais? 

Sair da versão mobile