Black Mirror surpreendeu a todos trazendo Bandersnatch, o primeiro filme interativo da Netflix. A história contada é bem simples, se passa em 1984 e mostra um jovem programador adaptando um romance fantástico para videogame e pondo em questão a própria realidade. Mas o que a torna realmente diferente, você já sabe, múltiplos finais e várias escolhas que atrapalham a vida do protagonista.
Até agora, as pessoas chegaram em cinco finais diferentes que vão se moldando com as suas “escolhas”, né? Mas se você foi uma das pessoas que teve uma preguicinha ou ficou traumatizado demais com o que escolheu e não quis tentar as outras, separamos todos os finais possíveis que a história pode ter.
Alerta: pedimos desculpas pelo textão a seguir, mas é que são MUITAS opções.
Bem-vindo à cadeia, brow!
Mesmo gritando e implorando para saber quem está controlando, aparece na tela do telespectador: Programa e Controle (PAC) ou o símbolo misterioso. A consequência disso fará o pai dele subir as escadas desesperado, após essa cena eles vão para a cozinha e se você resolver matar o pai mesmo assim, têm de decidir: Enterrar ou Cortar em Pedaços?
Mesmo com as diversas variações, o resultado é inevitável: Stefan tá o maior presidiário possível riscando as paredes da cela e assistindo o que aconteceu.
A Netflix é muito Black Mirror, meo!
A maioria das pessoas que conseguiram seguir essa escolha são as que voltaram depois da opção acima e encontraram escrito Netflix ao invés de PAC. Quando você aperta o nome da locadora online vermelha, está surgindo o final mais sem sentido e engraçado possível.
Stefan descobre que está sendo controlado pela Netflix. Escolha explicar a situação. Isso o levará para a psicóloga, a Dra. Haynes; Depois vai rolar aquele papo estranho e irá surgir mais duas opções: Sim ou Sim, Cacete e qualquer uma das duas te jogará para mais dois caminhos:
Lute com a Dra. Haynes
Nesse momento a história virará uma piada muito louca e a psicóloga vai lutar com ele do jeito mais filme de ação brega possível. Stefan será carregando gritando que as pessoas do futuro estão se divertindo vendo aquilo e é engolido pela Netflix.
Pule da Janela
Também parecendo um filme brega de ação, Stefan vai dar uma de herói e irá tentar pular da janela (só faltando a explosão de fundo). Quando está prestes a se jogar, a diretora grita corta (?????????????) e você perceberá que ele está no cenário do filme com o ator achando que é mesmo o personagem da obra.
O melhor final possível
Esse é o final mais interessante e para chegar nele você tem de fazer diversas escolhas logo no começo. Para começar, Stefan precisa escolher usar drogas com o Collin, ter deixado o amigo se matar, jogar fora a medicação, olhado a foto de família, digitar PAC no cofre e ter assistindo todos os finais acima.
Depois de tudo isso, quando já estiverem subindo os créditos, aparecerá a possibilidade de voltar para o cofre do pai, mas aparecerá a opção TOY ao invés de PAC. Do NADA, o personagem volta a ser criança e vai reviver o dia que a sua mãe se foi. Mas desta vez, ele encontrará o coelho.
A sua mãe perguntará se ele está pronto para ir, escolha sim. Depois disso, prepare os lencinhos e veja uma cena muito emocionante com Stefan de 5 anos ao lado de sua mamãe morrendo no acidente de trem. Ao mesmo tempo, aparecerá o garoto já adulto apenas fechando os olhos e morrendo na frente de sua psicóloga, como se uma coisa se conectasse a outra e ele finalmente descansasse em paz.
Mesmo não fazendo sentido, essa escolha é emocionante, porque você se sente menos culpado optando um destino mais calmo para o protagonista. É como se ele finalmente tivesse feito o que queria.
A história no modo Repeat e o demônio
Voltando para a parte do cofre, escolha PAX ao invés de PAC. Então o demônio que é descrito em várias cenas finalmente aparecerá. Stefan começa a se desesperar exigindo saber o que estão fazendo com ele.
Aí você segue: escolha o símbolo, mate o pai, corte ele em pedacinhos.
Stefan, como um bom psicopata, parece ficar mais calmo e concentrado, consegue acabar o jogo e recebe nota máxima pelo avaliador chato da televisão. A verdade vem à tona, o jogo é retirado das lojas, ele é preso e vamos para o furuto/presente.
Vemos a filha do Collin, que agora é programadora, ela descobre o antigo jogo e resolve fazer uma nova versão. Mas a maldição das escolhas também a segue e logo temos de escolher: Quebrar o Computador ou Jogar Chá no Computador.
Iti, tem cena pós-créditos!
Algumas pessoas também acharam uma cena pós-créditos no estilo Marvel. De acordo com alguns sites, apenas dois finais tem levam para o tal momento, mas ninguém descobriu direito quais são. A cena mostra Stefan no ônibus e ao invés de aparecer as fitas das músicas, aparece a fita do jogo Bandersnatch. Mas o que toca nela é um som estranho, como se fosse o som da antiga internet discada e depois é revelado um QR Code que te leva para a página oficial da Tuckersoft, com capas de jogos vistos no filme.
Depois de você testar todos os finais, provavelmente vai perceber que tal Black Mirror não era bem com o protagonista, era com quem estava assistindo! Não importa a sua escolha, na verdade, o filme está te manipulando para fazer as escolhas que ele quer e, não importa, o final vai ser trágico. Mas e aí, qual foi o seu final?