Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald – É verdade esse bilhete.

O momento que todos os fãs do universo Harry Potter estavam esperando, chegou! A sequência de Animais Fantásticos acaba de estrear e finalmente vamos descobrir um pouco mais sobre Grindelwald, sobre seu relacionamento com Dumbledore e claro, ver as novas aventuras de Newt Scamander… ou quase isso. Infelizmente o novo filme da franquia é uma tristeza em tantos pontos, que lembrar que a J. K. Rowling contratou o Johnny Depp para fazer esse filme e depois o protegeu, se tornou o menor dos problemas. Afinal, ela que escreveu o roteiro.

Ao todo, o filme é uma grande bagunça, todos os personagens são mal aproveitados, alguns que eram de suma importância, como Dumbledore e Newt, aparecem de maneira muito descentrada e sem rumo, principalmente o senhor Scamander, que afinal, era para ser o protagonista da trama. Até mesmo Johnny Depp que é o grande vilão e que leva o nome do segundo filme, até empolga com uma atuação diferenciada do que estamos acostumados a ver com os últimos trabalhos do ator, mas suas cenas que eram tão prometidas nos trailers, só ficam boas nos últimos dez minutos de filme.
Além disso, a obra insere muitas histórias ao mesmo tempo e não as desenvolve direito, falta brilho no que está sendo contado, não há emoção e mesmo os alívios cômicos, como o personagem Jacob no primeiro filme, aqui mal ouvimos a sua voz e parece tão perdido que parece que o personagem está lá de intrometido. Até mesmo o nome do filme Animais Fantásticos, pois Newt não parece ter tanto interesse dessa vez, é como se isso tudo estivesse em segundo plano.

Mas calma! Se você é fã desse universo bruxo , talvez fique feliz, porque, infelizmente para quem não é tão fã, o filme inteiro é uma mistura de Fan Service com Fanfic. Ao que parece J. K. preferiu encher a trama de referências, em nenhum momento ela se preocupa em explicar uma magia escolhida ou qualquer coisa do tipo e cria praticamente um diálogo exclusivo para os fãs e quem não acompanha tanto esse universo, se sente como se estivesse em um grupo de amigos que não vê há muito tempo e que só conversam por meio de piadas internas.
Referências são sim muito legais, nós amamos. Mas o filme não é exclusivo para fãs, então é preciso sim saber dialogar com as massas que muitas vezes acompanham a obra descompromissada.

Outro ponto interessante para todos, ou quase todos, é que a história apesar de tudo e mesmo se passando quase na segunda guerra mundial, ele conversa muito com o momento em que vivemos hoje. Com o Grindelwald convencendo bruxos por um discurso baseado no medo e virando uma espécie de mito revolucionário, pedindo para os seus fãs cegos passarem a suas ideias por aí.

Por fim, o título da obra deveria ser: Animais Fantásticos: Uma Ponte Para o Próximo Filme, já que tudo aqui parece ser introdutório para algo grande que ainda vai ocorrer e principalmente porque todas as revelações surpreendentes foram deixadas para os últimos minutos. Sabe-se lá quanto tempo teremos de esperar até ver a grande batalha prometida, tendo em conta que foi anunciado o próximo Animais Fantásticos no Brasil, será que teremos uma batalha em terras nacionais? Será que o terceiro e o quarto filme também serão usados como pontes para um grande final para o Animais Fantásticos 5? Animais Fantásticos 5: Agora a batalha vai acontecer (é verdade esse bilhete).

É bom não esquecer, né?

 

Ir para o topo