aespa mostra ousadia e poder no comeback ‘Dirty Work’

Demoraram mas elas voltaram! Depois de 8 meses desde o seu último lançamento, o grupo de K-pop feminino aespa, fez seu comeback na última sexta-feira (27) com o single “Dirty Work”.

Poderosas desde sempre

Desde a estreia do grupo em 2020, o aespa sempre tem feito muito barulho! Isso porque as integrantes Karina, Winter, Ningning e Giselle foram uma surpresa para os fãs de K-pop. O novo grupo que seguiria o Red Velvet da empresa SM Entertainment sempre gerou boatos de prováveis trainees que estreariam, podendo algumas serem do programa “SMRookies”, que se mostravam prontas para o debut.

Porém, a única participante do “SMRookies” que chegou ao estrelato foi a Ningning. Uma surpresa e tanto, já que ela não aparecia publicamente tanto quantos outras. Já Karina, Winter e Giselle, não eram do programa e foram trainees “secretas”. Nem quem acompanhava as atividades da empresa conheciam elas, até a estreia. Não se apegando à trend da época, elas brilharam com a base experimental e a ideia de um lore (história fictícia) para o grupo.

Chicotada fatal!

Dessa forma, em 5 anos de carreira, o aespa foi construindo uma base de fãs bastante sólida e criando a identidade do grupo que sempre teve uma característica experimental e futurista. Isso ficou marcado de vez com os dois últimos lançamentos do grupo. Apesar de abandonado a lore que fazia parte do conceito de clipes, fotos e vídeos, isso acabou sendo melhor para a visibilidade das integrantes.

Além disso, isso não afetou a reputação do grupo. Elas continuaram fazendo trabalhos chamativos, mostrando sua capacidade em vocal, no rap e na dança. O último comeback foi um grande sucesso para a carreira das idols. Na música “Whiplash” e EP que carregra o mesmo nome, aespa mostrou um lado confiante, usando techno que ficou em alta nas paradas musicais coreanas e internacionais. Veja a seguir o clipe da música:

Apenas para quem pode

Desta vez, em “Dirty Work”, o aespa bebe da fonte de “Whiplash”. A mensagem do grupo é de empoderar e se mostrar confiante! Na faixa, o aespa fala sobre não se importar com as críticas e seguir em frente com a atitude poderosa. Assista ao lançamento a seguir:

Aliás, dentro do EP vemos uma versão da música em inglês e outra com a presença da rapper americana Flo Milli! Por isso, o aespa mostrou mais uma vez que encontrou sua própria identidade. Sendo assim, um diferencial entre os grupos do K-pop, fazendo parte do legado da SM Entertainment. Não perca tempo e ouça toda a discografia das artistas!

Você também pode gostar de:

‘Guerreiras do K-pop’: Uma surpresa fenomenal da Netflix e Sony

Top 10 makes em stick que vão facilitar sua rotina de beleza

Ir para o topo