Por mais que os gibis da Turma da Mônica, criados pelo icônico Mauricio de Sousa, tenham mais de 50 anos de existência e milhões de histórias contando as aventuras do Cascão, Magali, Cebolinha e Mônica, o novo filme deles, o Turma da Mônica – Laços, foi fielmente baseado em um quadrinho específico que leva o mesmo nome da obra.
Escrito e desenhado pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, Turma da Mônica – Laços foi lançado em 2013 e faz parte do projeto Graphic MSP, que traz releituras dos personagens da Turma da Mônica sob a visão de artistas brasileiros dos mais variados estilos. O filme foi totalmente baseado neste quadrinho, então a história apresentada também é basicamente a mesma: o cãozinho mais famosos dos gibis, o floquinho, some e deixa o seu dono, Cebolinha (Kevin Vechiatto) desolado. Preocupados com o seu amigo, Cascão (Gabriel Moreira), Magali (Laura Rauseo) e Mônica (Giulia Benite), o convence a bolar um plano para eles resgatarem o cachorro de volta. Assim, a turminha embarca em uma aventura cheia de emoções, dentro de uma floresta assustadora.
Ao contrário do filme, a história segue uma linha mais dramática e densa, o que faz sentido ser retirado na adaptação live-action, visto que é voltado para o público infantil. Por exemplo, por todas as páginas de Laços, a mãe do Cebolinha se sente mal por achar que é a culpada de perder o Floquinho, pois ela deixou a porta aberta. Outro ponto muito pesado é que quando a turma da Mônica está fugindo daquela turma de valentões e cai em uma vala, esse grupo fica assustado e com peso na consciência, achando que a turma morreu.
No quesito fidelidade ao quadrinho, o filme é algo que realmente pode impressionar os leitores de Laços, ou quem for ler depois de assistir a obra. Visto que Turma da Mônica – Laços é, sem exageros, um dos filmes mais fiéis a obra baseada, chegando a ter momentos que as falas são iguaizinhas! Além dos atores escolhidos também lembrarem um pouco dos desenhos do irmãos Cafaggi.
Turma da Mônica – Laços é uma experiência maravilhosa e uma bonita homenagem aos gibis de Mauricio de Sousa, tanto o quadrinho quanto o filme. O filme já está em cartaz nos cinemas e o quadrinho é bem fácil de ser adquirido nas demais livrarias do país. Além disso, caso você goste da história, a Graphic MSP já lançou mais outras 20 histórias de diversos personagens, inclusive tendo duas continuações de Laços, Lições (2015) e Lembranças (2017), também escritos por Lu e Vitor Cafaggi.
Inclusive, o diretor de Laços, Daniel Rezende, já anunciou que está pensando fazer uma sequência do filme, provavelmente baseada em Lições, que traz a turminha um pouco mais velha (o que seria perfeito para o filme, já que os atores de Laços já estão enormes!), tendendo que lidar com as consequências de um grave erro que cometeram na escola. O mais belo de Lições é que, nesta jornada, a turma descobrirá o real valor e sentimento da palavra amizade.
Leia também: DANIEL REZENDE TROUXE O MELHOR DO UNIVERSO DA TURMA DA MÔNICA AO DIRIGIR O FILME
E você? Já assistiu ao filme? Já tinha lido Laços? Conta para a gente!