Você pegou todas as referências de ‘Turma da Mônica – Laços?’

Turma da Mônica- Laços estreou no último dia 27 de junho e desde então tem recebido diversos elogios da crítica e do público, por trazer uma história emocionante que honra os famosos gibis criados por Mauricio de Sousa! Aliás, o filme está recheado de referências dos gibis, os famosos “easter eggs” (informações escondidas, que só os fãs atentos percebem) fazendo qualquer fã da Turma da Mônica enlouquecer de felicidade!

LEIA MAIS: DANIEL REZENDE TROUXE O MELHOR DO UNIVERSO DA TURMA DA MÔNICA AO DIRIGIR O FILME

Pensando nisso, listamos algumas referências do filme caso você não tenha pego todas:

PELÚCIAS

Para começar, o quarto da Mônica e do Cebolinha renderam algumas referências por meio das suas almofadas de pelúcia. Em algumas cenas podemos ver o famoso elefante verde do universo dos gibis, o Jotalhão, no cantinho da cama no quarto do Cebolinha; enquanto no da Mônica podemos ver o Horácio e o Penadinho, também dois personagens muito famosos do universo clássico dos gibis!

JORNAL

Falando no Jotalhão, tem uma cena em que a mãe da Mônica está lendo o jornal e abre em uma página com uma matéria muito interessante: “Nasce na África bebê elefante com uma surpresa: ele é verde!”. Obviamente estão falando do tal Jotalhão! Será que pode ser um aviso que algum dia ele vai aparecer nos cinemas? Meio difícil trazer um elefante verde falante, não é?

Ainda falando de matérias do jornal, que poderiam passar despercebidas, existe um outro momento em que podemos ver claramente uma foto de um garoto indígena estampada no canto do jornal. Se trata de uma referência à outro personagem dos gibis: o Papa-Capim! Para quem não conhece, Papa-Capim é um jovem nativo brasileiro, isto é, um índio, que reside na Floresta Amazônica e vive mil e uma aventuras com seus amigos e animais.

CREMILDA E CLOTILDE 

Quem é muito fã dos gibis do Cascão deve ter ficado surpreso com essa referência, ou melhor, com essas duas referências. Estamos falando das irmãs gêmeas Cremilda e Clotilde, duas irmãs com mania de limpeza e que vivem atrás do Cascão nos gibis, fazendo de tudo para forçar o jovem a tomar um banho.

CRANICOLA (TURMA DO PENADINHO)

Quando a turma já está no meio da floresta, em busca de recuperar o cãozinho do Cebolinha, o Floquinho, eles se deparam com um assustador cemitério e um crânio em cima de uma pedra. Esse cemitério é claramente uma referência à Turma do Penadinho, e o crânio é um dos personagens desta turma, o Cranicola! Uma cabeça que perdeu seu corpo e vive encostado em uma pedra dando opinião em tudo.

SAPATOS

Quando a turminha cai na floresta, enquanto está fugindo da turminha da rua de baixo, a Mônica, o Cascão e a Magali perdem os seus sapatos e só o Cebolinha fica calçado. Neste momento, ele aproveita para questionar o porquê a turma vive perdendo os calçados!

Quem já leu os gibis da turminha, deve ter notado que realmente só o Cebolinha usa sapatos. Isso aconteceu porque o Cebolinha foi o primeiro personagem que o Mauricio de Sousa criou, quando tinha mais tempo para se dedicar aos detalhes. Mas com o tempo, Mauricio tinha que desenhar tudo muito rápido e por isso os outros perderam alguns detalhes, como os seus sapatos, que eram trabalhosos demais para desenhar!

PERSONAGEM SECUNDÁRIOS

Uma as coisas mais ricas de Turma da Mônica – Laços é a construção do universo da turma do Mauricio de Sousa. São muitos detalhes que podem até passar despercebidos, mas que trazem uma riqueza tão grande, que fica fácil para o público imergir na obra. Como é o caso dos personagens dos gibis que fizeram apenas pontas no filme, mas que alegraram muitos fãs, como a namorada do Cascão, a Maria Cascuda, o namorado da Magali, o Quinzinho, o Titi, a Aninha, Xavéco e sua irmã Xabéu, Jeremias e os pais dos jovens.

Todos extremamente parecidos com os personagens em que foram baseados!

MAURICIO DE SOUSA

Para fechar as referências encontras no filme, a mais especial de todas foi a participação do gênio Mauricio de Sousa. Lembrando muito as participações de Stan Lee nos diversos filmes da Marvel, Mauricio fez uma pequena ponta onde conversava com a turminha, que estava desesperada atrás do Floquinho. Para ficar ainda melhor, Mauricio era dono de uma banca de jornal, com diversas revistas do Chico Bento atrás dele. Muito fofo, não é?

LEIA MAIS: CONHEÇA A HQ NA QUAL O FILME ‘TURMA DA MÔNICA – LAÇOS’ É BASEADO

Já assistiu Turma da Mônica – Laços? Gostou? Pegou mais alguma referência? Conta para a gente!

 

E aí, gostaram?

Comenta com a gente: