Prova do ENEM pode se tornar 100% digital em breve!

Prova do ENEM em papel é coisa do passado! Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao Ministério da Educação, a intenção é que o exame se torne 100% digital em breve.

Essa mudança vai começar a ser testada já na edição do ano que vem, em 15 capitais diferentes: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Os candidatos residentes nesses locais terão a opção de fazer o exame digital em dois domingos consecutivos. A previsão é de que disponibilizem 50 mil provas online. Contudo, fazer o teste digitalmente será opcional, ficando a cargo do estudante escolher.

Segundo o calendário do vestibular de 2020, o ENEM impresso acontecerá nos dias 1 e 8 de novembro, enquanto o formato digital será 11 e 18 de outubro.

Para quem optar pelo novo modelo, deverá comparecer a um local de prova determinado pela organização, onde haverá computadores disponíveis. Os candidatos responderão às perguntas diretamente no aparelho invés do papel. Ou seja, nada de fazer a prova em casa!

Após esse primeiro teste ano que vem, o Inep deve aumentar a quantidade de provas digitais entre 2021 e 2015. A intenção é que até 2026 o ENEM se torne 100% online.

Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a vantagem de fazer a prova digitalmente é ter acesso às respostas já corridas logo após sair, com exceção da redação. O que você achou dessa mudança?

Leia mais

ELENCO DE ‘HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA’ SURPREENDE FÃS EM HOSPITAL INFANTIL

E aí, gostaram?

Comenta com a gente: