Conheça os principais tipos de DST e descubra como se proteger

O papo de hoje é sério! Você sabia que, segundo o Ministério da Saúde, o número de Doenças Sexualmente Transmissíveis dobrou de 10 anos pra cá? Isso significa que os jovens estão se prevenindo muito menos. As DSTs são muito perigosas e podem levar a sérias consequências, então se liga!

Já adiantamos que uso do preservativo é extremamente importante em TODAS as relações sexuais, não só para a prevenção de gravidez, como também para a precaução destas doenças. A camisinha é o indispensável, pois é o meio mais eficaz de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Mas este não é o único cuidado que deve ser tomado, viu?! Você conhece as principais DSTs? Então se liga, porque você precisa ficar por dentro!

Greys Anatomy Doctor GIF - Find & Share on GIPHY

HPV

O vírus ataca a parte interna da bexiga. Ele pode causar desde lesões genitais, até câncer. Neste caso, não precisa necessariamente ter penetração, basta haver o contato com a pele lesionada. Por isso, é muito importante que se use camisinha, inclusive no sexo oral. Hoje em dia já existe a vacina contra a doença, que deve ser aplicada antes do início da vida sexual.

Aids

Ela é causada pelo vírus HIV, e é uma das DSTs mais graves e conhecidas em todo o mundo. O ataque acontece no sistema imunológico do corpo, que é o responsável por defender o nosso organismo de todas as ameaças. E isso acaba dando margem para doenças como resfriados e tuberculose, que podem causar sérias complicações, já que o sistema de defesa está prejudicado.

Gonorreia e Clamídia

Segundo o Ministério da Saúde, a Gonorreia é a mais comum das DSTs. As duas são causadas pela mesma bactéria, que pode atacar a região genital, olhos, garganta, articulações e reto. Estas doenças podem ocasionar infecções e até infertilidade caso não sejam tratadas adequadamente.

Herpes

Ela se manifesta através de pequenas bolhas que podem aparecer na boca, nos genitais ou em qualquer outra parte do corpo. É causada por um vírus e pode ser transmitido mesmo quando a pessoa infectada não está em período de crise. Por isso é muito importante o uso da camisinha mesmo nas preliminares.

Sífilis

A Sífilis é causada por uma bactéria. Além de ser sexualmente transmissível, pode também ser contraída através do beijo, caso haja alguma ferida na boca. Quando não é tratada, ela pode evoluir e causar doenças muito sérias como por exemplo, AVC, meningite, surdez, problemas de visão e aneurisma.

Tricomoníase

Neste caso, a infecção é causada por um protozoário. Nas meninas, a doença pode atacar o colo de útero, a vagina e a uretra. Já nos meninos, a tricomoníase ataca o pênis. Assim como outras DSTs que citamos aqui, ela também pode ser transmitida através do contato com a secreção da pessoa infectada.

Este texto é para conscientizar vocês, mas não somos profissionais da área. Procure um médico e passe regularmente para ter certeza de que está tudo ok, combinado?

Agora que você já conhece as principais DSTs, sabe que se prevenir é indispensável, né?! A sua saúde deve estar em primeiro lugar, sempre!

E aí, gostaram?

Comenta com a gente: