Orgulho LGBT: 5 Artistas nacionais para conhecer

Dia 28 de junho foi celebrado o Dia do Orgulho LGBT. A data foi criada nos anos 60, depois de uma revolta acontecer em Nova York, onde a polícia invadiu alguns bares gays da cidade, gerando uma onda de violência. Assim, esta data surgiu, não só para celebrar o amor e a igualdade, mas também para ser um dia de muita conscientização de um movimento que busca apenas respeito e chances iguais perante a sociedade.

Desde esse fatídico dia muita coisa mudou. Se antes tudo sobre sexualidade era escondido e com um tom proibitivo, hoje em dia o assunto é tratado de maneira mais aberta, ainda que a violência e discriminação siga senmdo uma realidade.

A música vinda da comunidade LGBT+ tem ganhando uma voz cheia de força pelo mundo, inclusive de artistas nacionais. Pensando nisso, fizemos uma lista de alguns artistas nacionais LGBT+, que você precisa conhecer:

Gabeu

Gabeu já era conhecido antes mesmo de gravar sua música. Isso porque ele viralizou na internet algum tempo atrás com o seu pai, o famoso cantor Solimões, da dupla com Rio Negro, comentando nas suas redes sociais e declarando amor e apoio ao filho. Agora, Gabeu surge como cantor sertanejo, seguindo os passos do pai e abrindo portas para uma música sertaneja que foge do tradicional (que muitas vezes tem uma estrutura machista).

Quebrada Queer

Assim como o sertanejo, o Rap também cresceu sob uma estrutura bastante machista, mas isso já vem mudando há algum tempo, com o surgimento de várias mulheres incríveis na cena musical, como Karol Conka, Negra Li e muitas outras. Nos últimos tempos, a comunidade LGBT também vem crescendo na cena do Rap, como é o caso do Quebrada Queer, um grupo formado por 6 jovens gays da periferia. Com letras que retratam como é ser gay inclusive no Rap, a Quebrada Queer tem tudo para conquistar quem gosta do gênero.

“MC’s de verdade não desejam sociedades sem diversidade
Recupere o seu bom senso
Repense bem nos fundamentos sendo verdadeiro
Vai ter bicha no RAP sim!
E eu nem sou pioneiro”

Majur

 

Recentemente o cantor Emicida lançou um clipe da música AmarElo, no qual também participam a cantora Pabllo Vittar e Majur. Para quem não conhece, Majur, é um artista não-binário (isto é, pessoas cuja identidade ou expressão de gênero não se limita às categorias “masculino” ou “feminino”) que vem crescendo no universo da música pop, trazendo letras de representatividade e destacando suas raízes.

Mc Xuxu

Conhecida pelo icônico bordão “um beijo pras travesti”, da música Um Beijo. A cantora trans Mc Xuxu utiliza a batida e a energia do funk nacional para levar mensagens de inclusão e respeito com as pessoas LGBT+ em suas letras.

Caio Dias

Misturando funk, pop, forró e qualquer outro ritmo dançante que encaixar em suas canções, Caio Dias é um cantor gay que sempre falou abertamente da sua sexualidade, além de sempre procurar trazer composições e clipes que tivesse bastante representatividade. Como é o caso do seu clipe TransPiração, feito por ninguém menos que Kondzilla, onde trazia um verdadeiro exército LGBT para o vídeo.

E você? Já conhecia esses artistas? Faltou algum nesta lista? Conta para a gente! 🏳️‍🌈

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *