Mushu e Shang: as teorias acerca do live-action de 'Mulan'

A notícia de que a animação “Mulan” se tornaria live-action deixou muitos fãs animados, e o lançamento do primeiro trailer nesse domingo (7) aumentou ainda mais as expectativas! Contudo, algumas notícias sobre a produção tem causado revolta nas redes sociais.
O primeiro deles é a retirada das músicas clássicas. Segundo o site The DisInsider, as canções serão performadas apenas dentro de seus escopos instrumentais. Possivelmente a Disney quis retirar o lado musical do longa, deixando-o mais sério.


Outro problema tem sido a respeito do dragão-guardião Mushu. Ainda seguindo o site norte-americano, o personagem será transformado em fênix no novo filme. Apesar de estranho, alguns fãs criaram uma teoria para explicar essa mudança.
O Dragão Chinês, segundo a crença chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku — Deus criador — para participarem na criação do mundo, ou seja, ele é uma figura super sagrada. Sua importância é tão grande que, na China Antiga, cidadãos comuns não podiam se associar a ele, apenas famílias imperiais.

Com o passar dos anos, o dragão foi sendo usado de forma inapropriada, fazendo com que adquirisse uma conotação agressiva e o governo chinês desejasse evitá-lo. Por isso, hoje em dia o panda gigante é usado como emblema nacional com maior frequência.
Além disso, é um problema no país usar a representação do dragão de forma errônea, como é o caso de Mushu. No filme, o personagem usa a própria cultura e imagem para a comédia. Todos esses fatores são suficientes para que a Disney retire-o do live-action, respeitando a tradição milenar chinesa.

View this post on Instagram

Disney’s #Mulan, in theaters March 27, 2020.

A post shared by Mulan (@mulan) on


A presença de Shang na história também foi muito discutida nas redes sociais. A princípio, o par amoroso de Mulan havia sido cortado, mas segundo teorias o nome foi apenas trocado.
Na história chinesa, o nome Shang veio do imperador que iniciou a escravidão no país, durante a chamada Era Shang. Por se tratar de um período negro, possivelmente a Disney trocou o nome do personagem para evitar desrespeito à China.

Foto do par amoroso de Mulan liberado pela diretora

Vale lembrar que tudo isso são teorias. O estúdio não se posicionou sobre essas mudanças, e nem sabemos se irão se concretizar. Teremos que esperar um pouco mais para descobrir.

Leia mais

MULAN VAI À GUERRA NO PRIMEIRO TRAILER DO LIVE-ACTION

LIVE-ACTION DE ‘MULAN’ DEVERÁ SER O MAIS CARO DA HISTÓRIA DA DISNEY