Livros que se passam no colégio para entrar no clima de volta às aulas

Para alguns as aulas já voltaram e para outros ainda restam alguns dias de férias, mas muitos já estão se preparando para o início do novo ano escolar. Então, que tal entrar nesse clima de uma vez por todas? Separamos uma lista com livros que podem ajudar você a ficar mais inspirado neste novo começo, a correr atrás dos seus sonhos, lidar melhor com as pessoas, aprender a ver o lado positivo nas situações e claro, a se divertir. 

Fazendo meu filme – Paula Pimenta

Série com quatro livros pra tirar qualquer um do tédio, você também vai viciar na história da Fani, que acabou de conseguir uma oportunidade de fazer um intercâmbio na Inglaterra, mas está cheia de dúvidas se deve ou não ir. Um livro cheio de aventuras, desafios, transição da vida adolescente para adulta, colégio, vestibular, faculdade, amigos… e claro, muito romance! Você só vai conseguir parar de ler para comer.

Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática – Thalita Rebouças

Tetê, uma garota de 15 anos que está passando por uma fase intensa, com tudo o que uma verdadeira adolescência tem direito: bullying, crise financeira, briga dos pais, desilusão amorosa e a entrada para o ensino médio em uma escola nova. Uma leitura deliciosa e cheia de aprendizados.

Meus 15 anos – Luiza Trigo

Livro que virou filme interpretado pela Larissa Manoela, quem já viu? Ele conta a história da festa de aniversário de 15 anos da Bia. Pelas amigas ela é vista como a garota mais inteligente. No colégio é conhecida como a nerd esquisita, sempre com aquele óculos e cabelo repartido ao meio. E para seu melhor amigo Bruno, ela é i-n-c-r-í-v-e-l.

Extraordinário – R.J. Palacio

Auggie é um garoto extremamente especial, não pela aparência dele que nada se parece com a maioria das crianças na sua escola nova, mas como ele lida com cada um dos desafios e como nos ensina o mais verdadeiro significado de empatia. O filme e o livro valem muito a pena e dá pra ler em um dia.

Garoto encontra garoto – David Levithan

“Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar.” Só essas três primeiras linhas de sinopse já dá vontade de parar tudo e ler, né? E tem muito romance também! Se joga nessa leitura que é uma doçura.

Com amor, Simon – Becky Albertalli

O filme foi um sucesso! Mas vocês sabiam que foi adaptação literária? Pois é!  Dá uma olhada no trailer, assim vocês já descobrem um pouco mais da história e escolhe seu formato favorito.

Passarinha – Kathryn Erykine

Mais um livro com uma narrativa infantil e cheio de ensinamentos lindos. Uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Vem mergulhar no mundo de Caitlin e se emocionar em cada linha.

Leah fora de sintonia – Becky Albertalli e Ana Rodrigues

Esse livro é uma continuação para a tão aclamada história de “Com amor, Simon”. Ele é narrado pela melhor amiga de Simon que adora Harry Potter, fanfics, desenhar e tocar bateria – e basicamente odeia todo o resto. Está no último ano do colégio e tem muita coisa rolando! Já aproveita pra fazer uma dobradinha.

Também fizemos um post com livros que dá pra ler em um dia! Corre lá pra conferir.

Quem já leu algum desses? Comenta aqui o que achou e outras dicas de livros que também se passam no colégio.

E ai gostou?

Comenta com a gente: