Intercâmbio: dicas para tirar esse sonho do papel

Descobrir novos países, fazer novos amigos, aprender um novo idioma, conhecer novas culturas… intercâmbio é o sonho de muita gente, realizá-lo não é tão fácil assim, mas é possível! Pode acreditar! Quer embarcar nessa aventura, mas não faz ideia de por onde começar? Vem cá, que a gente te ajuda!

Planejando o sonho

O primeiro passo é o planejamento. Quanto antes começar a se planejar, menos dor de cabeça você terá, já que vai ter tempo de sobra para lidar com possíveis imprevistos. Procurar uma agência é essencial nessa hora. O ideal é visitar várias para encontrar a que se encaixa nas suas necessidades e te passa mais segurança.  

Pesquise

Antes de ir, pesquise, pesquise e pesquise. Nessa hora a internet é sua melhor aliada. Entre no site e nas redes sociais das agências e leia depoimentos de quem já foi. Facebook e Instagram costumam ter bastante conteúdo desse tipo, não tenha medo de stalkear.  

Escolhendo o destino

O destino fará toda a diferença na sua experiência. Detalhes como o clima da região, custo de vida e cursos disponíveis são os que mais devem ser levados em conta nesse momento. Além de High School, cursos de férias podem ser uma boa pedida. Esses podem ser para aprimorar o idioma, ou até mesmo uma habilidade sua como gastronomia, dança, teatro, etc.

Acomodação

A opção mais comum é a host family, que é uma família local que acolhe os estudantes. Neste caso, você preencherá um formulário para garantir que seus anfitriões terão um perfil parecido com o seu. Além disso, existem algumas escolas que também oferecem residência para que os intercambistas se hospedem. Vale a pena conferir.

Convencendo os pais

Não é fácil convencer seus pais de que você tem maturidade suficiente para encarar uma experiência como essa. A dica é demonstrar responsabilidade. Por exemplo, cuidar direitinho da sua mesada, manter o quarto sempre arrumado, se dedicar para tirar boas notas no colégio. Parece bobagem, mas pode ter certeza que os seus pais vão reparar e sentir mais confiança em você.  

A Bruna Vieira tem vários vídeos legais no canal dela sobre intercâmbio, vale muito a pena maratonar!

E você, qual o seu destino dos sonhos? Conta pra gente!

E ai gostou?

Comenta com a gente: