Capitã Marvel e outros filmes feministas para assistir

A discussão sobre o movimento feminista vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, e com isso o número de produções culturais sobre o assunto também vem crescendo bastante. Ainda bem, né?! Capitã Marvel, novo longa do universo de super-heróis dos Vingadores, chega aos cinemas trazendo uma mulher como personagem principal. Carol Denvers, interpretada por Brie Larson, é empoderada, decidida, corajosa e muuuito poderosa, explorando todo o potencial das garotas. 

Mas antes… O que exatamente é o feminismo?

O feminismo é a luta pela igualdade social, econômica e política dos sexos. Um movimento para que mulheres e homens sejam respeitados de forma igual na sociedade, e que tenham as mesmas oportunidades. As feministas buscam a libertação do patriarcado e de seus padrões que tanto oprimem as mulheres desde o início dos tempos.

Algumas pautas do movimento envolvem: receber o mesmos salário que homens quando exercendo a mesma função, pois isso ainda não acontece totalmente, representação feminina na política, combate a objetificação do corpo feminino, etc. E ainda há outros temas e vertentes que abordam mais sobre necessidades específicas de outros grupos, como situações que só as mulheres negras, lésbicas e trans sofrem.

Muitas pessoas confundem o feminismo com questões como não se depilar, não usar maquiagem, não querer ter filhos, etc. Mas a realidade é que a movimento não te obriga a NADA. Pelo contrário, ele defende a liberdade da mulher fazer o que quiser com o seu corpo e com a sua vida.

Você acredita que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos na sociedade? Se sua resposta foi “sim”, então você é feminista.

Para aprender mais sobre o feminismo e conhecer a história de algumas mulheres inspiradoras como a heroína, separamos 6 filmes incríveis para você assistir. Confere aí:

1. Capitã Marvel

Está nos cinemas! Esse filme incrível da Marvel conta a história da Carol Denvers, uma agente da CIA que ganha superpoderes ao entrar em contato com alienígenas. A heroína interpretada por Brie Larson é mega emponderada e cheia de humor, além de ser uma das mais poderosas dos Avengers. Vale muito a pena conferir!

2. Dumplin

Esse filme conta a história de Willowdean Dickson, uma adolescente fora dos “padrões” de corpo perfeito imposto pela sociedade. Acontece que a mãe dela é uma ex miss, super preocupada com a aparência, e que desrespeita Will por causa de seu peso. Como forma de protesto, ela resolve entrar em um concurso de beleza, surpreendendo e encorajando outras garotas. Maravilhosa!

3. As Sufragistas 

Esta produção incrível conta a história real de um grupo de mulheres do século XX que lutou pelo direito do voto das mulheres mesmo diante da pressão da polícia e dos demais homens. Imperdível!

4. Absorvendo o Tabu

Este documentário ganhou o Oscar de 2019 na categoria “Melhor Documentário Curta-Metragem”. A produção mostra a realidade de mulheres de uma pequena vila rural na Índia, que ainda não entendem a menstruação, e ainda a consideram algo sujo e errado. Você precisa assistir!

5. Estrelas Além do Tempo

Baseado em fatos reais, este filme se passa em 1961, em plena Guerra Fria, enquanto Estados Unidos e União Soviética disputam a corrida espacial. Nesta época, a lei de segregação racial ainda era vigente no EUA. Então, um grupo de funcionárias negras da NASA precisam provar sua competência a todo momento, e ainda lidar com o preconceito para terem o destaque que merecem. Incrível!

6. Felicidade por um Fio 

Este filme nos conta a história de Violet, uma mulher considerada bem sucedida pela sociedade. Ela, porém, foi ensinada desde cedo que deveria alisar o seu cabelo afro. Mas a publicitária aprende a amar suas raízes, se aceitar como é, e a colocar sua opinião em primeiro lugar. É muito bonito de se ver, além de super inspirador!

E você, tem aquelx amigx que precisa aprender mais sobre o feminismo? Manda esse link pra elx.

E aí, gostaram?

Comenta com a gente: