Entenda as mensagens no álbum de Tiago Iorc

Não sei se vocês se lembram, mas há pouco mais de um ano o cantor Tiago Iorc sumiu de todos os lugares possíveis. Ele anunciou em uma publicação em seu Instagram que estava se afastando das redes sociais para descansar e colocar a sua cabeça no lugar. “Me ausentar dessa nossa vida instagrâmica que nos consome e me permitir viver sem calcular tanto, me descobrir em novos medos, voltar a ter certeza do que é improvável“, ele escreveu na época.

O tempo foi passando e Tiago realmente conseguiu fazer o impossível, sumiu por completo. Muitos fãs estavam preocupados e até alguns artistas ficavam se perguntando: onde está Tiago Iorc?

Mas, como já sabemos, ele está ótimo e lançou um álbum visual incrível no último dia 05 de maio, intitulado Reconstrução, contando com 13 faixas e cheio de mensagens importantes. Separamos alguns dessas reflexões e homenagens que Tiago trouxe no seu retorno:

NOME

Diante de toda essa fase que o cantor passou, chamar de “Reconstrução” já algo muito simbólico. Além disso, tanto o nome do disco quanto à sua primeira faixa, Desconstrução, é uma grande homenagem ao cantor Chico Buarque, que tem uma música famosíssima chamada “Construção”. A homenagem não fica apenas na brincadeira com o nome, mas o jeito de cantar e de contar uma história na canção é extremamente parecido com a de Chico.

DESCONSTRUÇÃO

A primeira faixa do álbum é a mais distante de toda a história que as outras músicas contam ao longo do disco, e a que mais traz reflexões sobre o mundo moderno. “Desconstrução” é no melhor estilo “isso é muito ‘Black Mirror’!”, pois descreve muito bem como algumas pessoas escondem seus sentimentos, suas tristezas, depressão etc, para viver uma vida perfeita em fotos do Instagram. Cada frase remete muito ao convivo tecnológico que temos e nem notamos.

Queria só um pouco de atenção
Mas encontrou a própria solidão

Além disso, o clipe que acompanha a canção, mostra a atriz estreante Michele Alves vivendo uma personagem que fica constantemente olhando a sua aparência e posando, como se estivesse tirando fotos. Essas poses lembram muito algumas fotos que estamos acostumados a ver no Insta, não é?

RETRATO DE UM RELACIONAMENTO

Após de “Desconstrução”, de Hoje Lembrei Do Teu Amor até Sei, vemos que as letras, junto aos clipes, vão construindo uma história de amor com todas as suas passagens realistas. Em “Hoje Lembrei do Teu Amor”, Tiago canta “E você despertou tudo o que eu sentia”, mostrando aquele momento em que estamos na descoberta da paixão e sentindo tudo mais intenso. As outras canções vão construindo cada momento feliz do amor, aquela admiração e desejo.

Até chegar nos problemas de relacionamento ou até no fim, como vemos em Bilhetes, onde o clipe mostra o casal se olhando, chorando, enquanto Tiago canta “Às vezes, não tem outro jeito. O jeito é seguir. Lembrar que o que me fere, também me faz sorrir”

Em Sei, última faixa do disco, a canção é muito mais reflexiva e, apesar de parecer, não é nada triste. Se analisarmos bem a letra, veremos que se trata de alguém seguindo em frente após um acontecimento muito intenso, que foi o relacionamento dos dois nos clipes. A letra mostra que a pessoa se entregou e não deu certo, mas ela não se arrepende, porque foi um aprendizado.

Em resumo, o álbum visual pode estar realmente querendo mostrar o arco de um relacionamento, com o seu início, meio e fim. Ou talvez o cantor esteja mostrando que está lembrando de algum amor que já foi, com os seus melhores momentos e seu fim. Fica a cargo de cada um interpretar do seu jeito.

ME TIRA PRA DANÇAR

A décima faixa de “Reconstrução”, a “Me Tira Pra Dançar” , tem um clipe em preto e branco que, muito provavelmente, é uma referência a uma clássica cena do cinema, do filme Pulp Fiction. Veja a comparação:

Além da atriz lembrar muito a personagem do filme, seu figurino, o modo de dançar e o plano da câmera, lembram muito, não é?

Com um álbum mais maduro, Tiago Iorc volta a chamar atenção por trazer letras muitas vezes clichês, que funcionam e encantam.

VER MAIS: ARTISTAS QUE FIZERAM COMO ANITTA E LANÇARAM ÁLBUNS VISUAIS

E você? Gostou do novo álbum do Tiago Iorc? Pegou alguma outra referência?

E aí, gostaram?

Comenta com a gente: